BandNews FM

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil aumentam 135% no Brasil

Pesquisa da Fiocruz aponta que número subiu de 5,6 mil para 13 mil nas últimas três semanas na comparação com as três últimas de novembro

Rádio BandNews FM

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil aumentaram 135% nas últimas três semanas na comparação com as três últimas semanas de novembro. O número subiu de 5,6 mil para 13 mil. A informação é do Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz neste sábado (15).

A pesquisa ficou mais de um mês sem ser divulgada por causa do "apagão" que inviabilizou o acesso aos dados sobre a pandemia de Covid-19 no País. Para o coordenador da pesquisa, Marcelo Gomes, a manutenção da divulgação das informações durante este período teria dado melhores condições para a tomada de decisões da população no fim do ano.

O Boletim mostra que houve um crescimento de casos em todas as faixas etárias a partir de 10 anos desde o final de novembro e início de dezembro até agora. Ainda segundo o pesquisador, esse aumento foi consequência tanto da epidemia de gripe quanto do avanço de casos de Covid-19.

Vinte e cinco das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo, que corresponde às últimas seis semanas.

Segundo a pesquisa, o estado do Rio, embora mostre estabilidade na tendência de longo prazo, tem indícios de crescimento na de curto prazo, que considera as últimas três semanas. Apenas Roraima mostra sinal de estabilidade no total de casos.

Ainda de acordo com o Boletim, em todas as faixas etárias houve aumento significativo de casos associados ao vírus influenza A no final de novembro e ao longo de dezembro, tendo inclusive superado os registros de Covid-19 em algumas destas semanas.

Por outro lado, os dados relativos ao final de dezembro e à primeira semana de janeiro apontam para a retomada do cenário de predomínio da Covid-19.

Na população infantil, na qual os vírus sincicial respiratório e influenza A ainda prevalecem, também foi verificada tendência de aumento nos casos positivos para Covid-19.