Os casos de Síndrome Respiratória Grave mostram uma tendência de estabilidade a partir da interrupção do crescimento do número de casos. A informação consta no Boletim Infogripe da Fiocruz, publicado nesta quinta-feira (17), que comparou as duas últimas semanas epidemiológicas.
No boletim da semana passada, 20 unidades federativas tinham sinal de crescimento. Já na última semana epidemiológica, entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro, 15 das 27 unidades demonstraram aumento. Para o coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, em 2022, o cenário é positivo nesse momento.
Segundo a Fiocruz, em 2022, já foram notificados cerca de 48 mil casos de síndrome respiratória grave, sendo 52% positivos para algum vírus respiratório, 22% negativos e 17% ainda aguardam resultado laboratorial.
Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, os casos de Covid-19 apresentam a maioria das ocorrências com proporção de 87%, enquanto influenza A teve 3,9% e Influenza B, 0,1%.
Em relação à evolução dos casos e mortes, o cenário nacional aponta uma interrupção do crescimento em todas as faixas etárias da população adulta.