BandNews FM

CBF é multada em R$ 54 mil após aglomerações na Copa América

Prefeitura do Rio de Janeiro multa a Confederação Brasileira de Futebol por descumprimento de medidas sanitárias; testes PCR fraudados foram identificados

Rádio BandNews FM

Decisão não permitiu planejamento adequado para a entrada do público no evento
Decisão não permitiu planejamento adequado para a entrada do público no evento
Foto: Christiano Pinho/BandNews FM Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro multou a Confederação Brasileira de Futebol nesta segunda-feira (12) pelo descumprimento de medidas sanitárias contra a Covid-19 durante a final da Copa América no último sábado (10).

A medida foi tomada por causa da quebra do protocolo sanitário apresentado pela Conmebol. O público presente na partida foi convidado pela CBF, pela AFA (Associação de Futebol Argentino) e pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), após autorização concedida pela prefeitura carioca um dia antes da partida. Visando garantir distanciamento e evitar a propagação do coronavírus, foi estabelecido um limite de torcedores equivalente a 10% da capacidade do estádio, cerca de 7 mil pessoas.

A decisão foi tomada em cima da hora não permitiu um planejamento adequado para a entrada do público no evento, de modo que a torcida brasileira precisou retirar as credenciais no Ginário Gilberto Cardoso, o Maracanãzinho, no próprio dia do jogo. Com isso, uma longa fila já podia ser vista desde o período da manhã de sábado (10).

Após o início da entrada da torcida argentina – que teve um dia a mais para a retirada de ingressos no consulado do país no Rio de Janeiro – brasileiros impacientes tentaram forçar a entrada ao estádio, o que gerou mais confusão.

A multa é de R$ 54 mil. Segundo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a CBF responde como pessoa jurídica e está registrada como organizadora

FRAUDES EM TESTES

A presença de torcida também estava condicionada à apresentação de um teste PCR negativo para a Covid-19 por parte dos convidados, realizados 48 horas antes da disputa. Entretanto, no dia do evento, a Conmebol emitiu um comunicado afirmando ter identificado “um número considerável” de testes falsos na entrada do Maracanã. Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, foram ao menos 17 testes fraudados.

Tópicos relacionados