BandNews FM

CBF vai exigir comprovante de vacinação contra a Covid-19 para jogadores

Atletas só poderão competir caso tenham tomado segunda dose há no mínimo duas semanas

Rádio BandNews FM

 A obrigatoriedade deve ficar explícita no regulamento de cada competição
A obrigatoriedade deve ficar explícita no regulamento de cada competição
Foto: Agência Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou nesta sexta-feira (21) que vai exigir que os jogadores inscritos em competições nacionais e membros de comissões técnicas estejam com a vacinação completa contra a Covid-19. O guia médico que vale para a temporada 2022 prevê que o atleta só fica apto a disputar jogos caso tenha tomado a segunda dose há, no mínimo, 14 dias.

O comprovante de vacinação será exigido em cada partida e quem não apresentar terá a inscrição bloqueada. A obrigatoriedade deve ficar explícita no regulamento específico de cada competição. A CBF também orientou que as federações estaduais exijam a vacinação contra a Covid-19 completa.

No documento divulgado esta sexta também constam instruções para os testes aceitos nas inscrições nos jogos, agora somente permitidos aqueles de análise de antígenos para Covid-19, como o swab de nasofaringe e orofaringe e o RT-PCR. Para jogadores que testarem positivo, a recomendação é de isolamento de 10 dias. No 11º, o atleta ou membro de comissão técnica poderá realizar a inscrição normalmente. Além disso, fica determinado que atletas no banco de reserva deverão obrigatoriamente utilizar máscaras. 

As normas foram divulgadas após o lateral-esquerdo Renan Lodi não ser convocado para os dois próximos jogos do Brasil nas Eliminatórias da Copa por não ter tomado a segunda dose.

Tópicos relacionados