BandNews FM

Celular é o principal meio de acesso à internet, segundo IBGE

Para estudantes da rede privada, o acesso ao mundo virtual é 20% maior que no ensino público

BandNews FM

Houve crescimento no porcentual de pessoas que tinham celular para uso pessoal.
Houve crescimento no porcentual de pessoas que tinham celular para uso pessoal.
Foto: Agência Brasil

O aparelho celular continua sendo o meio de acesso à internet mais utilizado pelos brasileiros acima dos 10 anos de idade. Somente no ano passado, 98,8% da população afirmou usar o dispositivo para navegar no espaço virtual. As informações fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua, que analisou o acesso à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), entre 2019 e 2021. Por conta da pandemia, o levantamento foi interrompido em 2020.

Os números divulgados nesta sexta-feira (16) pelo IBGE indicam que em meio às novas tecnologias, a televisão ganha espaço e ultrapassa o computador, se tornando o segundo equipamento de maior uso para o acesso à rede.

De acordo com o estudo, no ano passado, a internet era utilizada em 90% dos domicílios brasileiros, com destaque para a área rural, que saltou de 57,8% para quase 75%. 

Para cerca de 95% da população, conversar por chamadas de voz ou vídeo em aplicativos de conversas se tornou uma das principais finalidades da web. No entanto, nos últimos três meses, mais de 28 milhões de brasileiros informaram não ter utilizado a internet, alegando, como uma das justificativas, não saber usar o meio.

No ano passado, houve crescimento no porcentual de pessoas que tinham celular para uso pessoal em cada faixa etária. A pesquisa aponta que houve aumento significativo entre os idosos de 60 anos ou mais. Essa foi a primeira vez que mais da metade dos idosos utilizaram a internet.

Quando considerada a rede de ensino, mais de 98% dos estudantes da rede privada utilizaram a internet em 2021, contra 87% dos alunos da rede pública. O índice de acesso à internet nos diferentes aparelhos de navegação entre estudantes da rede privada é 20% maior se comparada à taxa dos alunos de escolas públicas. 

A pesquisa também apontou que, no ano passado, enquanto mais de 80% dos alunos de colégios particulares acessavam à web pelo computador, o porcentual dos alunos da rede pública não alcançou os 40%.

Tópicos relacionados