Cerca de 40 milhões de brasileiros duvidam da influência humana nas mudanças climáticas

Renato Meirelles repercute as informações de uma pesquisa que mostram o descrédito de parte dos brasileiros adultos sobre as ações do homem e seus impactos na natureza

O colunista Renato Meirelles, da BandNews FM, destacou nesta terça-feira (10) que milhões de brasileiros não acreditam que as mudanças climáticas ocorrem em decorrência da influência humana.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em conjunto com a PWC - PricewaterhouseCoopers - metrificou o quanto os brasileiros acreditam que as mudanças climáticas e fenômenos como 'El Niño' e 'El Niña' passaram a ocorrer com maior frequência.

"Um quarto da população adulta no Brasil, estamos falando de 40 milhões de pessoas, que não acreditam que não é o homem que cria crises climáticas", disse.

De acordo com a pesquisa, 31% tem dúvidas ou não acreditam que 2023 foi o ano mais quente já registrado no mundo desde 1850; 26% tem dúvidas ou não acreditam que eventos como 'El Niño' e 'El Niña' diminuíram seus intervalos de aparecimento; e 25% tem dúvidas ou não acreditam que as superfícies de gelo nos extremos do planeta estão diminuído; 24% tem dúvidas ou não acreditam que o nível do mar passou a aumentar numa velocidade cada vez maior.

"Tudo varia entre um quarto e um terço. É muita gente, são 40 milhões de pessoas. Números consolidados. Isso é um detalhe que não é trivial. Isso significa que a pressão que os eleitores podem fazer na classe política sobre o aquecimento global, é grande. Uma parcela grande desse negacionismo climático impedem que governos tomem posturas mais duras", finalizou.

Tópicos relacionados