Chega a 137 o número de afegãos no Aeroporto de Guarulhos

Parte do grupo vai para o interior e 81 seguem à espera de ajuda, sem resolução até o momento

BandNews FM

O grupo vai para Morungaba, nas proximidades de Bragança Paulista. Foto: Band
O grupo vai para Morungaba, nas proximidades de Bragança Paulista.
Foto: Band

O número de afegãos que chegaram ao aeroporto de Guarulhos dobrou, chegando a 137 estrangeiros. A espera de auxílio do governo, o grupo está acampado no mais movimentado terminal aéreo do país. Nesta quinta-feira (13), 56 deles foram levados para um abrigo no interior do estado de São Paulo.

O grupo vai para Morungaba, nas proximidades de Bragança Paulista, distante 103 quilômetros da capital paulista. Eles vão ser vacinados e acolhidos em uma instituição religiosa na cidade. Por lá, devem se adaptar ao Brasil e receber ajudar para conseguirem um emprego.

Todos os dias, quatro voos internacionais pousam em Guarulhos podendo trazer mais refugiados. 81 afegãos vão continuar morando dentro do terminal e em condições precárias.

 A verba destinada pelo Governo Federal, de forma emergencial, já foi debitada na conta da prefeitura de Guarulhos. Segundo a administração municipal, esse valor é essencial para dar celeridade ao acolhimento.

Na próxima segunda-feira (17), será feita uma nova ação para regularização de documentos das pessoas que fogem do Afeganistão. A secretaria de Cidadania e Justiça vai até um hotel em que esses refugiados estão, localizado na zona leste de São Paulo, para facilitar a emissão de CPF, solicitações de protocolos de refúgios, aplicações de vacinas e distribuição de roupas.

A última ação desse tipo, no dia 30 de setembro, atendeu cerca de 50 afegãos. A expectativa é de que na próxima, mais de 100 pessoas sejam atendidas.