Cheia histórica no Amazonas atinge 455 mil pessoas

Período de chuva continua até o meio do mês de junho

Rádio BandNews FM

Chuva deve continuar na região até meados de junho, o que preocupa as autoridades Foto: Patryck Vieira/BandNews FM
Chuva deve continuar na região até meados de junho, o que preocupa as autoridades
Foto: Patryck Vieira/BandNews FM

O nível do Rio Negro pode ultrapassar os 30 metros nos próximos dias. No momento em que a previsão dos cientistas de que Manaus teria uma cheia severa, tem se confirmado. Neste domingo (30), o rio alcançou a marca histórica de 2012, de 29,97 metros.

O valor é o maior desde que o nível da água é medido. A marcas começaram em 1902.

A Defesa Civil do Amazonas informa que 58 dos 62 municípios do estado sofrem com as cheias dos rios Negro e Solimões. O número de pessoas afetadas em todo Estado passa de 455 mil. O número de cidades em situação de emergência chega a 26

O Governo do Estado informou que foram destinados mais de R$ 35 milhões para os municípios para atender as famílias atingidas pela inundação.

A previsão é de mais chuva para o Norte do país até meados de junho. Especialistas apontam que o nível dos rios deve continuar subindo, o que preocupa moradores.

CASOS DE DENGUE EM RONDÔNIA

Em Rondônia, cinco municípios registram surto de dengue em maio e outros nove estão classificados na área de alerta para a doença.

As cidades são Buritis, Chupinguaia, Parecis, Presidente Médici e Primavera de Rondônia.

Entre janeiro e maio, quase 900 casos de dengue foram confirmados e mais 300 estão em investigação. Nenhum óbito foi registrado. Os dados foram divulgados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Mesmo no meio da pandemia de Covid-19, outra doença como a dengue, que tem alguns sintomas similares, preocupa os moradores do estado.

A chuva deve continuar na região até meados de junho, o que preocupa as autoridades.