BandNews FM

China retoma importações de carne brasileira após três meses

Retomada dos embarques está autorizado já a partir desta quarta (15); mercado chinês responde por 40% das vendas do Brasil

BandNews FM

Mercado chinês responde por 40% das vendas do Brasil
Mercado chinês responde por 40% das vendas do Brasil
Foto: Divulgação/Abiec

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu, nesta quarta-feira (15), a informação sobre a liberação das exportações de carne bovina para a China. Com isso, a certificação e o embarque da proteína animal serão normalizados e podem ser retomados.

 Os envios para o país asiático estavam suspensos desde o dia 4 de setembro, quando o Brasil identificou e comunicou dois casos atípicos da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), a doença da vaca louca. Os registros foram notificados em Nova Canaã do Norte (MT) e em Belo Horizonte (MG).

A suspensão seguiu o protocolo firmado entre os dois países, que determina a ação quando um caso de vaca louca é notificado. Após testes, ficou provado que os animais desenvolveram a doença de maneira espontânea e esporádica, não estando relacionada à ingestão de alimentos contaminados e que não há transmissão da doença entre os animais.

Em novembro, a China já havia liberado alguns lotes de carne bovina brasileira que receberam a certificação sanitária nacional até o dia 3 de setembro de 2021. 

O Brasil é o maior exportador de proteína bovina do mundo e tem como principal cliente o mercado chinês. O embargo causava grande preocupação nos pecuaristas, já que a venda para os orientais equivale a 40% das exportações. As investigações continuam com análise do material apreendido na operação policial e do fluxo financeiro dos suspeitos. Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraudes em licitações, associação criminosa, corrupção ativa e passiva.

Tópicos relacionados