A Defesa Civil Estadual confirmou mais uma morte relacionada à enchente que atingiu o Rio Grande do Sul. O corpo da vítima, não identificada, foi localizado na cidade de Taquari. Com isso, o total de mortes chega a 177.
O nível do rio Guaíba voltou a aumentar nesta quarta-feira (19). Conforme medição das primeiras horas da manhã, a cota está em 3,11 m, abaixo do nível de inundação, que é de 3,60.
Em todo o Rio Grande do Sul chove e a previsão é de chuva durante a semana com alerta de vento fortes, descargas elétricas e eventuais queda de granizo.
Já em cidades como Montenegro, onde mais de mil pessoas tiveram que sair das suas casas novamente, o Rio Caí atingiu 7,58m. A cota de inundação é de 6m.
Na região do Vale do Taquari há grandes áreas instabilidades, nesta terça (18) o rio chegou a quase 24m, mas houve um grande declínio e o nível do rio Taquari está em 18,6m.
Já o rio Gravataí está subindo e chega a 63 cm além da cota de inundação.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) informou na manhã desta quarta-feira (19) que uma das estações de bombeamento, não está funcionando. Justamente a estação de bombeamento 3, que abastece o bairro São Geraldo, no Quarto Distrito de Porto Alegre, um dos lugares mais afetados do estado pelas chuvas.
Com as chuvas intensas em todo o Rio Grande do Sul e as estações de bombeamento voltando a falhar, Porto Alegre pode sofrer com novos alagamentos.