BandNews FM

Chuvas causam prejuízos a produtores rurais na Bahia

Situação tem causado aumento no preço de alguns produtos

Rádio BandNews FM

163 cidades baianas estão em situação de emergência
163 cidades baianas estão em situação de emergência
Foto: Isac Nóbrega/PR

Pelo menos 50 mil produtores rurais foram afetados pelas fortes chuvas que atingiram a Bahia. A estimativa é da Federação da Agricultura e Pecuária do estado.

Alguns consumidores estão sentindo já no bolso esses impactos de redução da produção por causa da chuva. O tomate, por exemplo, tem o quilo custando dez reais, em média, em feiras de Salvador. Até o mês passado, não era mais de sete reais.

Já a cebola dobrou de preço e está custando cerca de oito reais o quilo. A Faeb afirma que esses aumentos pontuais são momentâneos até a produção e escoamento retomarem integralmente.

O presidente da entidade, Humberto Miranda, explica que os mais prejudicados são os pequenos produtores de leite, frutas, hortaliças, verduras e legumes. Muitos perderam toda a produção, além da casa, animais e outros bens materiais.

Ricardo Marconi Pires é um pequeno produtor de leite em uma fazenda de Ibicuí, no sudoeste do estado, e ficou dois dias totalmente isolado, sem poder escoar o produto, por causa dos 65 trechos de estradas afetados pelos temporais.

Ele deixou de vender cerca de 600 litros de leite nesses dois dias, equivalente a quase mil reais em renda. Mas o alimento não foi para o lixo. Ele preferiu doar às comunidades vizinhas que perderam tudo nas enchentes.

Paulo Cintra, Presidente do Sindileite (Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite da Bahia), afirma que muitos produtores de leite ainda estão sofrendo sem escoar o produto no sul, extremo sul e sudoeste.

Entre os grãos, a produção de soja é a mais prejudicada, no oeste do estado, segundo o diretor executivo da Aiba, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, Alan Malinski.

Segundo estimativa da Confederação Nacional de Municípios, os prejuízos no estado somam R$ 1,6 bilhões.

O setor agrícola foi o que mais sofreu, com quase 592 milhões de reais em perdas (35,4% do total). Em seguida vêm os prejuízos causados no setor de habitações que foram danificadas e ou destruídas pelas chuvas, com mais de 495 milhões, e as obras de infraestrutura, com aproximadamente 352 milhões de reais.

O governo da Bahia fala em dois bilhões só para reconstrução de casas e estradas.

Em nota, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia disse que criou um grupo de trabalho para construir um plano de ação para atender as regiões mais afetadas.

A Seagri afirma que já iniciou processo de aquisição de cerca de 60 equipamentos, no valor de 40 milhões de reais, que serão entregues a prefeituras municipais e consórcios para minimizar os impactos causados a produtores rurais, como, por exemplo, abrir estradas para escoar a produção.

A pasta diz que também atua na frente de articulações junto às instituições financeiras para tentar facilitar o acesso às linhas de créditos para os produtores rurais.

Estado de emergência

 A Bahia já tem 163 cidades em estado de emergência por causa da chuvas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, são mais de 815 mil (815.597)  pessoas foram atingidas pelas enchentes.

Vinte e seis morreram, 520 ficaram feridas. Cerca de 28 mil (28.224) desabrigados e 73 mil desalojados.

65 trechos de rodovias afetados pelos temporais, segundo a Secretaria de Infraestrutura da Bahia, que monitora os pontos.

A campanha "Band, Cufa e Frente Nacional Antirracista abraçam a Bahia" já arrecadou mais de 50 milhões de reais e um milhão de cestas básicas.

A mobilização auxilia a população baiana afetada pelas chuvas, pessoas que perderam tudo depois dos temporais que atingiram as regiões Sul, Extremo-sul, Sudoeste e Chapada Diamantina, entre novembro e dezembro do ano passado.

As doações ainda podem ser feitas pelo Pix abraceabahia@cufa.org.br.

Os atores  Marcelo Flores, Wagner Moura e Vladimir Brichta fazem um apelo para que o público participe da ação.

Artistas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Bel Marques, Gilberto Gil, Carlinhos Brown e Margareth Menezes participam da campanha.

A iniciativa recebeu o apoio de lojas como Assaí, Carrefour, Ifood, CVC, Luft e Gerando Falcões, além da população geral.

Outra ação da Band em parceria com o Corpo de Bombeiros da Bahia arrecada alimentos, material de higiene e roupas.

O material pode ser entregue em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros.

Tópicos relacionados