BandNews FM

Chuvas causam prejuízos a produtores rurais na Bahia

Situação tem causado aumento no preço de alguns produtos

Rádio BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
163 cidades baianas estão em situação de emergência
Foto: Isac Nóbrega/PR

Pelo menos 50 mil produtores rurais foram afetados pelas fortes chuvas que atingiram a Bahia. A estimativa é da Federação da Agricultura e Pecuária do estado.

Alguns consumidores estão sentindo já no bolso esses impactos de redução da produção por causa da chuva. O tomate, por exemplo, tem o quilo custando dez reais, em média, em feiras de Salvador. Até o mês passado, não era mais de sete reais.

Já a cebola dobrou de preço e está custando cerca de oito reais o quilo. A Faeb afirma que esses aumentos pontuais são momentâneos até a produção e escoamento retomarem integralmente.

O presidente da entidade, Humberto Miranda, explica que os mais prejudicados são os pequenos produtores de leite, frutas, hortaliças, verduras e legumes. Muitos perderam toda a produção, além da casa, animais e outros bens materiais.

Ricardo Marconi Pires é um pequeno produtor de leite em uma fazenda de Ibicuí, no sudoeste do estado, e ficou dois dias totalmente isolado, sem poder escoar o produto, por causa dos 65 trechos de estradas afetados pelos temporais.

Ele deixou de vender cerca de 600 litros de leite nesses dois dias, equivalente a quase mil reais em renda. Mas o alimento não foi para o lixo. Ele preferiu doar às comunidades vizinhas que perderam tudo nas enchentes.

Paulo Cintra, Presidente do Sindileite (Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite da Bahia), afirma que muitos produtores de leite ainda estão sofrendo sem escoar o produto no sul, extremo sul e sudoeste.

Entre os grãos, a produção de soja é a mais prejudicada, no oeste do estado, segundo o diretor executivo da Aiba, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, Alan Malinski.

Segundo estimativa da Confederação Nacional de Municípios, os prejuízos no estado somam R$ 1,6 bilhões.

O setor agrícola foi o que mais sofreu, com quase 592 milhões de reais em perdas (35,4% do total). Em seguida vêm os prejuízos causados no setor de habitações que foram danificadas e ou destruídas pelas chuvas, com mais de 495 milhões, e as obras de infraestrutura, com aproximadamente 352 milhões de reais.

O governo da Bahia fala em dois bilhões só para reconstrução de casas e estradas.

Em nota, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia disse que criou um grupo de trabalho para construir um plano de ação para atender as regiões mais afetadas.

A Seagri afirma que já iniciou processo de aquisição de cerca de 60 equipamentos, no valor de 40 milhões de reais, que serão entregues a prefeituras municipais e consórcios para minimizar os impactos causados a produtores rurais, como, por exemplo, abrir estradas para escoar a produção.

A pasta diz que também atua na frente de articulações junto às instituições financeiras para tentar facilitar o acesso às linhas de créditos para os produtores rurais.

Estado de emergência

 A Bahia já tem 163 cidades em estado de emergência por causa da chuvas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, são mais de 815 mil (815.597)  pessoas foram atingidas pelas enchentes.

Vinte e seis morreram, 520 ficaram feridas. Cerca de 28 mil (28.224) desabrigados e 73 mil desalojados.

65 trechos de rodovias afetados pelos temporais, segundo a Secretaria de Infraestrutura da Bahia, que monitora os pontos.

A campanha "Band, Cufa e Frente Nacional Antirracista abraçam a Bahia" já arrecadou mais de 50 milhões de reais e um milhão de cestas básicas.

A mobilização auxilia a população baiana afetada pelas chuvas, pessoas que perderam tudo depois dos temporais que atingiram as regiões Sul, Extremo-sul, Sudoeste e Chapada Diamantina, entre novembro e dezembro do ano passado.

As doações ainda podem ser feitas pelo Pix abraceabahia@cufa.org.br.

Os atores  Marcelo Flores, Wagner Moura e Vladimir Brichta fazem um apelo para que o público participe da ação.

Artistas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Bel Marques, Gilberto Gil, Carlinhos Brown e Margareth Menezes participam da campanha.

A iniciativa recebeu o apoio de lojas como Assaí, Carrefour, Ifood, CVC, Luft e Gerando Falcões, além da população geral.

Outra ação da Band em parceria com o Corpo de Bombeiros da Bahia arrecada alimentos, material de higiene e roupas.

O material pode ser entregue em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.