Às vésperas do Natal, chuvas fortes atingem os estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Ao menos dez trechos de rodovias federais que cortam a Bahia estão com interdições parciais ou totais, com quase mil pessoas desabrigadas e 14 mil desalojadas. 63 cidades decretaram situação de emergência, segundo a Defesa Civil do Estado. Até o momento, cerca de 165 mil pessoas já foram afetadas na Bahia desde o fim de novembro.
Quase 90 trechos de estradas de Minas Gerais estão interditados. Entre quinta (22) e sexta-feira (23), mais duas cidades decretaram situação de emergência por causa dos temporais, elevando esse total para 103 no estado.
No litoral sudeste, o cenário também é grave. Uma criança morreu soterrada após um deslizamento de terra atingir a residência onde morava em Ibitirama, região do Caparaó, no Espírito Santo. Segundo levantamento da Defesa Civil, esta é a primeira morte causada pela chuva dos últimos dias.
No início do mês, um idoso também morreu devido às chuvas. Mais de 1.600 pessoas continuam fora de casa. O município de São Mateus, no norte do estado, concentra 70% dos desalojados e desabrigados. O Espírito Santo segue em alerta para chuvas fortes ainda nesta semana.