Ciclone extratropical deixa estragos nas regiões Sul e Sudeste do país

Ventos ultrapassaram 90km/h e chuvas deixaram desabrigados

BandNews FM

Ventos ultrapassaram 90km/h e chuvas deixaram desabrigados Foto: Central de Ouvintes Ricardo Boechat
Ventos ultrapassaram 90km/h e chuvas deixaram desabrigados
Foto: Central de Ouvintes Ricardo Boechat

O tempo deve se manter chuvoso ao longo desta semana nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil por causa da passagem de um ciclone extratropical. Nesta quarta-feira (10), as chuvas se intensificaram e deixaram estragos em diversas cidades.

As temperaturas tendem a cair mais nesta quinta-feira (11), com destaque para Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraná. No restante de agosto, as chuvas só vão se manter intensas na metade do sul do Brasil e na faixa litorânea do Nordeste.

SÃO PAULO

O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 120 chamados para quedas de árvores na noite de quarta-feira (10). As rajadas de ventos chegaram aos 75 km/h e vários bairros ficaram sem energia elétrica.

A "Central de Ouvintes Ricardo Boechat" trouxe o caso do ouvinte José Roberto de Almeida, pai de um menino autista, que precisa de equipamentos para ajudar o filho e não tem perspectivas de quando a energia voltará em São Caetano do Sul, no ABC Paulista.

A concessionária Enel aumento o efetivo nas ruas, mas ainda não deu respondeu aos questionamentos da BandNews FM. Os ouvintes relataram ainda diversos semáforos apagados ou queimados, em especial nas zonas Leste e Sul da capital.

A cidade de São Paulo deve bater novo recorde de frio na tarde desta quinta-feira (11), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O sol pode até aparecer entre muitas nuvens, mas os termômetros não devem passar dos 15 graus. Nesta quarta-feira (10), a capital paulista registrou a menor temperatura máxima desde o início do inverno neste ano, com 17,2 graus.

RIO DE JANEIRO

A Estação do Forte de Copacabana, na Zona Sul do Rio, registrou ventos de quase 94 km/h na madrugada desta quinta-feira (11). Houve quedas de galhos e de árvores em diferentes pontos da cidade do Rio. Ninguém ficou ferido.

A Marinha emitiu um alerta de ressaca até a noite de sexta-feira (12), com ondas que podem chegar a até quatro metros de altura. Em Niterói, as rajadas de vento passaram dos 40 km/h.

O fornecimento de energia elétrica em vários bairros foi prejudicado, segundo a companhia Enel. Os municípios de Paraty e Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense, e de Maricá, na Região Metropolitana, também tiveram trechos da rede elétrica danificados.

PARANÁ

O ciclone extratropical deixou 38 famílias desabrigadas no litoral do Paraná. O município de Guaratuba registrou o maior volume de chuvas do estado nas últimas 24 horas, com 72 milímetros. As aulas seguem suspensas nas escolas municipais e estaduais.

A cidade que abriga o porto registrou o segundo maior volume do estado, com 62 milímetros de chuva. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram necessários 1700 metros de lona para conter os estragos dos ventos.

RIO GRANDE DO SUL

A Defesa Civil segue trabalhando na redução dos impactos que foram registrados após a passagem de um ciclone extratropical nesta quinta-feira (11) pela costa do Rio Grande do Sul. Os municípios mais afetados foram Três Forquilhas, Torres e Gramado, no litoral norte e serra.

Em Três Forquilhas, houve bloqueios em vias da cidade devido ao grande volume de água. Em Torres, embora os danos sejam considerados leves, a secretaria de obras local irá avaliar possíveis ações a serem implementadas.