BandNews FM

Cidade de SP começa a aplicar 4ª dose contra Covid em idosos com mais de 80 anos

Público-alvo é estimado em 250 mil pessoas na capital paulista; Prefeitura decidiu antecipar calendário estadual que prevê vacinação a partir do dia 21 de março

Rádio BandNews FM

Cidade de SP começa a aplicar 4ª dose contra Covid em idosos com mais de 80 anos
Cidade de SP começa a aplicar 4ª dose contra Covid em idosos com mais de 80 anos
Ministério da Saúde

A cidade de São Paulo começa a aplicar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (18) em idosos com 80 anos ou mais. A medida deve alcançar 250 mil pessoas nesta faixa etária na capital paulista.

O atendimento deste público ocorre nas Unidades Básicas de Saúde e nas AMAs Integradas entre 7h e 19h. Os megapostos e os drive-thrus atendem entre 8h e 17h. É preciso apresentar um documento oficial com foto e o comprovante de vacinação com a comprovação das demais doses aplicadas.

A 4ª dose será aplicada naqueles que tomaram a primeira dose adicional, ou seja, a 3ª aplicação, há pelo menos quatro meses. O reforço começou a ser aplicado em São Paulo em setembro, assim, caso o calendário tenha sido cumprido, todo o público maior de 80 anos estará apto a nova imunização.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde da capital paulista vão até instituições de longa permanência e nas residências daqueles com mobilidade reduzida. O contato será feito pela equipe da unidade básica de saúde da região.

Com o início da aplicação da 4ª dose já nesta sexta-feira (18), a capital paulista antecipa a programação da Secretaria estadual da Saúde. A orientação do Palácio dos Bandeirantes é para que a imunização do reforço nos maiores de 80 anos comece na segunda-feira (21).

A decisão pela quarta dose foi anunciada na quarta-feira (16) em cerimônia na sede do governo paulista.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, disse na ocasião que os idosos têm um sistema imunológico envelhecido, por isso, a decisão da aplicação de uma nova dose de reforço.

Atualmente, apenas os adultos com imunossupressão recebem a 4ª dose.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, existe a possibilidade de ampliar a aplicação de uma segunda dose de reforço para todos os maiores de 60 anos, mas as autoridades ainda analisam a questão.