Foi o interesse em música e a admiração pelos artistas norte-americanos que levaram Filype Kaique da Silva a aprender inglês fora do Brasil. “Eu morava na Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, e já tinha a ideia de tentar carreira nessa área. Ao mesmo tempo, queria aprender a língua. Vi que fazer um intercâmbio era possível. Vendi minha moto e fui morar nos Estados Unidos”, conta.
Após idas e vindas, em 2019, ele seguiu para Baltimore para tentar viver o “sonho americano” e percebeu que a realidade de lá não era tão diferente. “Trabalhava colocando piso de madeira, pintava. Morei nos ”Projects" que são apartamentos parecidos com os da Cohab. Vivia rodeado da felicidade da periferia, mas de problemas como a criminalidade".
A saudade, então, bateu e Filype resolveu voltar. Retomou o sonho de viver de música. Até que um video nas redes sociais viralizou. Em uma moto, com a camisa do Flamengo e com a Cidade Tiradentes ao fundo, ele canta a música “Down Below” do rapper Roddy Rich. Sem produção. Só voz e palmas para marcar o tempo. A pronúncia perfeita chamou a atenção e veio a ligação inesperada. “O MC Kevin me telefonou, disse que eu tinha futuro, perguntou se eu tinha empresário. Logo, estávamos no estúdio e tudo começou. Essa relação profissional mudou para amizade. Até o fim da vida dele, foi um dos melhores amigos que eu tive”.
Hoje, a mãe de MC Kevin é empresária de Filype, o “Vulgo FK”, que não vê a hora de se apresentar ao vivo pela primeira vez. “Com a pandemia, ainda não fiz nenhum show com público. Mas, esperamos que esse sonho também possa se tornar realidade logo”.
Vulgo FK é mais uma personagem da coluna Cidade em Retratos. Acompanhe com o repórter Arthur Covre.