O Hospital das Bonecas começou com o avô de Leandro Primo Capelo, um imigrante italiano que trabalhava como tecelão. Quando chegava em casa, os vizinhos sempre pediam a ele que tentasse consertar bonecas e brinquedos de filhos e filhas.
Percebeu que poderia transformar essa história em um negócio.
O "Hospital", então, começou na Penha, zona leste de São Paulo, nos anos 30.
Leandro passou a acompanhar o trabalho do avô e, depois, do pai. Testava os brinquedos dos clientes e se divertia ao mesmo tempo.
Até que o próprio Leandro assumiu o negócio e resolveu transformar a oficina em um hospital de verdade com centro cirúrgico, prontuário, alta, ambulância. Já foi, inclusive, confundido com um médico de verdade, não conseguiu explicar que não era e ajudou a salvar a vida de um paciente que estava sofrendo um infarto. São amigos até hoje.
Agora, além da unidade da Penha, o Hospital ganhou mais três locais de atendimento. Quem ajuda a tocar o negócio com Leandro é o filho, a quarta geração da família de “médicos” de bonecas e brinquedos. Leandro Primo Capelo é mais um personagem da coluna Cidade em Retratos. Ouça a reportagem de Arthur Covre.