BandNews FM

Cidade no Vale do Taquari, no RS, vive "preocupação de novo", diz prefeito

Prefeito de Estrela anunciou cancelamento das aulas na cidade por preocupação frente ao volume de chuvas

Cidade no Vale do Taquari, no RS, vive "preocupação de novo", diz prefeito
Giovane Souza/Reprodução/Instagram @governodeestrelars

Elmar Schneider (MDB), prefeito de Estrela, cidade no vale do rio Taquari, no Rio Grande do Sul, afirmou em entrevista à Rádio BandNews FM nesta segunda-feira (17) que o município vive uma nova preocupação com as enchentes.

No domingo (16), o Taquari atingiu a cota de inundação, que começa aos 19 metros. Por precaução, as aulas do município foram suspensas nesta terça-feira (18), de acordo com comunicado de Schneider.

"Não está chovendo aqui no município de Estrela, mas está chovendo muito na Serra Gaúcha e em outros pontos do estado do Rio Grande do Sul, então, de forma preventiva nós vamos preservar a vida das pessoas", explicou.

Atingida pelas enchentes no mês passado, a Prefeitura de Estrela orientou que moradores de áreas de risco deixassem suas casas no domingo. No município de 35 mil habitantes, 500 pessoas estão em três abrigos da cidade.

Rios voltam a subir, mas situação é diferente de maio

Na capital gaúcha, o nível do Guaíba voltou a subir e pode chegar na cota de alerta, no pior dos cenários, mas não deve chegar nem próximo das marcações de maio. As informações são do nstituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mesmo em menor volume, as chuvas que atingiram o estado no último fim de semana provocaram mais danos a pelo menos 19 cidades. Até a manhã desta segunda-feira (17), os municípios reportaram à Defesa Civil estadual danos em virtude de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

As cidades afetadas são Arvorezinha, Bento Gonçalves, Boqueirão do Leão, Canela, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Coqueiro Baixo, Dom Pedro de Alcântara, Igrejinha, Mampituba, Maquiné, Pareci Novo, Parobé, Roca Sales, São Luiz Gonzaga, Rio Pardo, São Vendelino, Três Coroas, Vale Real.

Tópicos relacionados