BandNews FM

Cidades brasileiras se preparam para onda de frio intenso

Alerta de baixas temperaturas antecipa a necessidade de proteção aos moradores em situação de rua

Por

as temperaturas despencarem e podem ficar abaixo de zero grau em algumas regiões do Sul do Brasil.
as temperaturas despencarem e podem ficar abaixo de zero grau em algumas regiões do Sul do Brasil.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com a previsão de chegada de uma massa de ar polar a partir desta quarta (28), as temperaturas despencarem e podem ficar abaixo de zero grau em algumas regiões do Sul do Brasil. O frio intenso faz com que cidades já adotem medidas para ampliar o atendimento à população em situação de rua.

A frente fria já avança pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina e o tempo permanece instável na maioria nestas regiões. Conforme a meteorologia, os dias mais frios devem acontecer na quinta (29) e sexta-feira (30).

Em São Paulo, há possibilidade de abertura de escolas para os moradores em vulnerabilidade social. Atualmente, a cidade usa centros esportivos para acolhimento nas regiões da Mooca (zona leste), Santo Amaro (zona sul), Tietê (zona norte), Lapa e Barra Funda na zona oeste. Segunda a prefeitura, nestes abrigos, são disponibilizados chuveiros, produtos de higiene e alimentação.

A Prefeitura de Curitiba ampliou o atendimento às pessoas em situação de rua. A partir da madrugada desta quarta-feira (28), 150 vagas emergenciais poderão ser abertas nas regionais Matriz, Santa Felicidade e Boqueirão, caso as vagas disponíveis sejam ocupadas. Essas regionais concentram 68% desta população.

Em Porto Alegre, o ginásio Gigantinho, do Sport Club Internacional, receberá moradores de rua entre esta terça-feira (27) e o próximo domingo (01), durante a frente fria. Serão 100 vagas, com três refeições por dia — café da manhã, almoço e jantar.

Tópicos relacionados