Cidades do interior de SP adotam medidas restritivas para tentar conter avanço do coronavírus

Da Redação

Cidades do interior de SP adotam medidas restritivas para tentar conter avanço do coronavírus Reprodução TV
Cidades do interior de SP adotam medidas restritivas para tentar conter avanço do coronavírus
Reprodução TV
Tetê Viviane/Futura Press

O Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo afirma que o governo paulista vai anunciar novas medidas restritivas visando conter a disseminação da Covid-19 no estado, principalmente nas cidades do interior. As atualizações no Plano São Paulo ocorrem após o estado bater recorde de pacientes internados em leitos de UTI desde o início da pandemia, em março do ano passado. Atualmente, 6.410 estão nessa condição.

Algumas cidades já adotaram medidas restritivas para tentar frear a alta no número de casos. Confira a situação de algumas das cidades mais afetadas pela pandemia de Covid-19 no estado de São Paulo:

SÃO BERNARDO DO CAMPO
Diário Oficial de São Bernardo do Campo traz hoje o decreto que estabelece toque de recolher depois de registrar um grande aumento nos casos de Covid-19. A cidade diz que está a um passo do colapso na saúde ao atingir 87% de ocupação nas UTIs adulto da rede pública e 91% na rede privada.

Apenas hospitais e farmácias poderão funcionar a partir de sábado entre 22h e 5h. Nem o transporte público coletivo estará funcionando nessa faixa horária.

O prefeito Orlando Morando também determinou a suspensão das aulas presenciais na rede particular, incluindo ensino superior, a partir de primeiro de março. Já nas redes estadual e municipal de São Bernardo do Campo, não haverá aulas presenciais pelo menos até o dia 14 de março.

CAMPINAS
A partir desta terça-feira, a cidade de Campinas vai permitir apenas o funcionamento de serviços essenciais entre 21h e 5h. A medida vai se estender pelo menos até primeiro de março para tentar reduzir o número de casos de coronavírus.
Restaurantes funcionam até 21h e bares até 20h; o delivery após esses horários está permitido. Igrejas, shoppings, academias, clubes, parques, salões de beleza e atividades presenciais em instituições de ensino devem ser encerrados até 21h. De acordo com o último boletim epidemiológico da cidade, a ocupação de leitos de UTI em Campinas está em 89,5%.

SÃO JOÃO DA BOA VISTA
Na cidade de São João da Boa Vista, o toque de recolher começa na noite de quinta-feira. O motivo é a indisponibilidade de leitos de enfermaria e UTIs para a Covid-19.
Pelo período de 15 dias, todos os estabelecimentos comerciais, incluindo supermercados, precisarão fechar às 19h. De 20h às 5h, apenas farmácias e postos de gasolina – para atender ambulâncias e carros da Polícia Militar – terão autorização para funcionamento.
No Plano São Paulo, a região de São João da Boa Vista engloba 14 cidades. Por enquanto, apenas esse município adotou o toque de recolher.

ARARAQUARA
Termina hoje, às 23h59, o lockdown em Araraquara. Até lá, a circulação de carros e pessoas no município está proibida para tentar conter o avanço da pandemia do coronavírus. Há bloqueios em diferentes pontos da cidade. Só está liberado quem precisa sair de casa para trabalhar, para receber atendimento médico ou comprar medicamentos.

ARARAS
A cidade de Araras está desde o fim de semana com toque de recolher entre 22h e 6h. A medida foi adotada para conter a circulação de pessoas e tentar evitar o aumento dos casos da Covid-19. O comércio segue aberto no município