Cidades negam aplicação de doses vencidas da AstraZeneca

Munícipios teriam aplicado imunizantes fora do prazo, segundo jornal

Imunizantes da AstraZeneca que passaram da data de validade foram aplicados em cidades brasileiras Foto: Ministério da Saúde/Fernando Brito
Imunizantes da AstraZeneca que passaram da data de validade foram aplicados em cidades brasileiras
Foto: Ministério da Saúde/Fernando Brito

A prefeitura de Maringá, no Paraná, e Belém, do Pará, negam a denúncia de aplicação de doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 que estariam vencidas. Segundo uma reportagem do jornal Folha S.Paulo, dados do Ministério da Saúde apontam que 26 mil imunizantes foram aplicados fora do prazo.

Os possíveis casos fora da validade podem ter ocorrido em mais de mil cidades. Após a repercussão do caso, várias prefeituras se manifestaram sobre o caso. 

MARINGÁ

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que os dados que estão no Sistema Conect SUS estão diferentes do dia da aplicação da dose. Isso porque, no começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar ao Ministério da Saúde, levando até dois meses.

BELÉM

A prefeitura da capital paraense diz que apura possíveis erros nos registros da campanha de vacinação e nega que as doses contra a Covid-19 vencidas tenham sido aplicadas após o vencimento.

Em nota, a secretaria de Saúde afirma que está fazendo uma correção das informações no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

SÃO PAULO

As secretarias estadual e municipal de Saúde de São Paulo negam qualquer erro na aplicação das vacinas. De acordo com as autoridades, há um rigoroso protocolo de verificação, desde o recebimento até a aplicação.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Por meio de nota, o Ministério da Saúde informa que nenhuma dose de vacina é entregue aos estados e Distrito Federal vencida. A pasta acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas da Covid-19 recebidas e distribuídas pelo Ministério da Saúde.

Segundo a orientação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), caso alguma vacina seja administrada após o vencimento, essa dose não deverá ser considerada válida, sendo recomendado um novo ciclo vacinal, respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses. O vacinado deverá ser acompanhado pela Secretaria de Saúde local.