BandNews FM

Ciro Nogueira aceita convite para comandar Casa Civil e Centrão embarca no governo Bolsonaro

Anúncio foi feito pelo senador na manhã desta terça-feira (27) em uma rede social

Rádio BandNews FM

Chegada de Ciro Nogueira ao Palácio do Planalto busca aproximar o governo dos deputados e senadores
Chegada de Ciro Nogueira ao Palácio do Planalto busca aproximar o governo dos deputados e senadores
Foto: Agência Senado

O senador Ciro Nogueira, do PP do Piauí, aceita o convite do presidente Jair Bolsonaro para comandar a Casa Civil e dá início a uma minirreforma ministerial. O anúncio foi realizado nas redes sociais do senador na manhã desta terça-feira (27).

O presidente Jair Bolsonaro já tinha confirmado que convidaria Nogueira para assumir a Casa Civil na quinta-feira passada (22). Bolsonaro disse na ocasião que Nogueira assumiria a vaga no Palácio do Planalto ainda na segunda-feira. Mas o presidente do PP, expoente do Centrão, teve problemas no voo de volta do México e atrasou a reunião que selaria o embarque definitivo do bloco de partidos fisiológicos que apoiam os governos desde 1995.

Bolsonaro já adiantou que vai recriar o Ministério do Trabalho, que será recriado com o nome de "Ministério do Emprego e Previdência", para alocar Onyx Lorenzoni, atual ministro da Secretaria Geral. Para o lugar de Onyx vai o atual chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, que é general da reserva.

Uma das promessas de campanha do presidente era a redução do número de ministérios. Mas o enxugamento da máquina está cada dia mais distante. Bolsonaro prometeu um máximo de 15 ministérios, mas tem 23 com a nova dança de cadeiras.

A promessa de 15 pastas nunca foi cumprida. Em janeiro de 2019, o chefe do Executivo empossou 22 ministros no Palácio do Planalto. Depois, anunciou a recriação do ministério das Comunicações, somando 23 pastas.

A chegada de Ciro Nogueira ao Palácio do Planalto busca aproximar o governo dos deputados e senadores, além de afastar qualquer possibilidade de impeachment.

Tópicos relacionados