BandNews FM

Com chegada de novas doses, Rio retoma vacinação infantil na próxima quarta

Prefeitura alegou repasse insuficiente de doses pediátricas pelo Ministério da Saúde e paralisou aplicação de vacinas no dia 19 de janeiro

BandNews FM

 Rio retoma vacinação infantil na próxima quarta
Rio retoma vacinação infantil na próxima quarta
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio deve retomar o calendário de vacinação infantil na próxima quarta-feira (26). A expectativa é seguir com a programação em ritmo acelerado e vacinar as meninas e meninos de 10 anos logo na retomada da campanha.

O calendário, no entanto, depende da chegada de 123 mil doses da CoronaVac e da Pfizer que estão previstas para segunda-feira (24).

Em entrevista nesta sexta-feira (21), o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, disse que a quantidade prometida é suficiente para vacinar o público de 10 anos, estimado em cerca de 80 mil crianças.

Com a previsão da chegada de mais remessas ao longo da próxima semana, a prefeitura espera voltar ao esquema do calendário antigo no dia 31 de janeiro, com a previsão de imunizar as meninas de 7 anos.

O andamento da vacinação está suspenso desde a última quarta-feira (19) e o município vacina apenas as crianças de 11 anos. Segundo as autoridades, a paralisação ocorreu por “quantidade insuficiente de doses pediátricas recebidas do Ministério da Saúde”.

Com a liberação do uso da CoronaVac para vacinar o público de 6 a 17 anos, as crianças de 5 anos vão receber somente o imunizante da Pfizer. De acordo com Daniel Soranz, os pais de crianças com as demais idades poderão escolher a vacina, de acordo com a disponibilidade nos postos.

O avanço da campanha de imunização infantil e o incentivo a doses de reforço busca conter o avanço da Covid-19 na capital fluminense. Os números de doentes têm aumentado nas últimas semanas e já se refletem nas internações.

Na manhã desta sexta-feira (21), eram 857 hospitalizações. O número vem crescendo expressivamente desde o início do ano, quando 23 pacientes estavam internados.

Somente em relação ao início desta semana, o aumento é de mais de 70%. A Secretaria Municipal de Saúde informou que cerca de 88% dos pacientes internados nas unidades da rede não se vacinaram ou estão com o esquema vacinal incompleto. Desses, 51% não tomaram nenhuma dose da vacina contra a Covid-19.

Segundo a pasta, cerca de 650 mil pessoas já poderiam de tomado a dose de reforço na capital.

Para atender a demanda de internados, a prefeitura converteu 300 leitos para tratamento exclusivo da Covid-19 no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, na Zona Norte da cidade. Segundo o secretário, o Ministério da Saúde deve abrir, nos próximos dias, outros 250 leitos no Hospital Federal de Bonsucesso e 150 no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

O número de casos confirmados de Covid-19 na cidade voltou a atingir um novo recorde nesta quinta-feira (20), chegando a mais de 17 mil ocorrências em 24 horas. A testagem também cresceu mais de 48 vezes em relação ao ano passado, atingindo a marca de 105 mil exames diários.

Tópicos relacionados