BandNews FM

Com foco no Sudeste, presidenciáveis estreiam campanha nesta terça (16)

Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet dão a largada em busca de votos na região que concentra 43% do eleitorado; Lula cancela visita à fábrica por questões de segurança

Rádio BandNews FM

Com foco no Sudeste, presidenciáveis estreiam campanha nesta terça (16)
Com foco no Sudeste, presidenciáveis estreiam campanha nesta terça (16)
Foto: TV Band

Começa nesta terça-feira (16) o prazo oficial para a realização de campanha política para aqueles que pretendem disputar cargos nas eleições. Até o dia 1º de outubro, atividades nas ruas podem pedir explicitamente o voto do eleitor. Neste ano, serão 46 dias de campanha, o menor período desde 1994. O tempo reduzido é resultado da minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso.

Entre os candidatos ao Palácio do Planalto, o primeiro dia de campanha se concentra na região Sudeste. Os quatro estados que formam a região reúnem 43% do eleitorado e há nas campanhas o entendimento que conquistar a vitória em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, principalmente, é primordial para a definição da eleição.

Ao todo, 12 chapas pediram registro para a disputa presidencial no Tribunal Superior Eleitoral. Entre os dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto, há atividades de rua já agendadas para esta terça (16).

O candidato do PL à reeleição e atual ocupante do Palácio do Planalto, Bolsonaro dá a largada eleitoral em Minas Gerais. O presidente vai a Juiz de Fora, no mesmo local da facada durante a campanha de 2018. Existe a previsão de um ato público no centro da cidade.

Já o petista Lula, por questões de segurança da Polícia Federal, cancelou uma agenda no ABC Paulista prevista para esta manhã. O ex-presidente visitaria uma fábrica logo cedo. Por enquanto, a agenda do petista prevista um ato na fábrica da Volkswagen, no início da tarde, relembrando a participação de Luiz Inácio Lula da Silva como líder metalúrgico, no início da carreira política.

Para a manhã desta terça-feira (16), estão prevista uma caminhada do candidato Ciro Gomes, do PDT, em Guaianazes, na periferia de São Paulo. Já Simone Tebet, do MDB, se reúne com membros da classe artística na capital paulista e almoça em um shopping. No início da noite, assim como o petista Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro, os candidatos devem comparecer a posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

Como início da campanha, os candidatos podem pedir explicitamente votos, realizar caminhadas, atos públicos, comícios e distribuir material de campanha. A realização de showmício e a distribuição de brindes ao eleitora é vedada pela Justiça Eleitoral.

Aqueles que infringirem a norma eleitoral estão sujeitos a multa e até a cassação da chapa eleitoral.

Também disputam a vaga de presidente os seguintes nomes: Constituinte Eymael, do Democracia Cristã; Luiz Felipe D’Avila, do Novo; Leonardo Pericles, da Unidade Popular; Roberto Jefferson, do PTB; Sofia Manzano, do PCB; Soraya Thronicke, do União Brasil; e Vera Lúcia, do PSTU.

O Pros também registrou o nome do coach Pablo Marçal como candidato, mas o partido vive uma disputa judicial pelo comando da legenda e, nesta segunda-feira (15), anunciou apoio ao nome de Luiz Inácio Lula da Silva. O registro deve ser impugnado pelo próprio partido no TSE.

A campanha eleitoral no rádio e na tv começa no dia 26 de agosto.

A votação do primeiro turno ocorre no dia 2 de outubro e, havendo necessidade, o 2º turno acontece no dia 30 de outubro.

Tópicos relacionados