O Brasil registra cerca de 500 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes por ano, índice que coloca o país na segunda colocação no ranking de nações com maior número de crimes desse tipo, segundo o Instituto Liberta, organização social que atua no combate a esse tipo de violência. No entanto, o número oficial de casos é subdimensionado. De acordo com o Ministério da Saúde, o país contabilizou 202 mil casos de violência sexual contra menores de idade entre 2015 e 2021.
Estimativas de instituições que atuam no combate a esse tipo de crime apontam que quatro crianças são violentadas por hora no Brasil, no entanto apenas 7 em cada 100 casos são denunciados. Do total de casos, 75% envolvem meninas, a maioria negras. A lei brasileira considera crime hediondo e inafiançável o abuso e a exploração sexual de menores de idade.
Este sábado, dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério da Justiça mostra que o País tem 9.745 pontos vulneráveis à exploração sexual em estradas federais. Neste ano, a Operação Caminhos Seguros, voltada ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e realizada em todo o país, resultou na prisão de 314 adultos e no resgate de 163 crianças e adolescentes.