Com subnotificação, Brasil tem 500 mil casos de abuso sexual de menores por ano

Apenas 7 em cada 10 casos são denunciados; 75% dos estupros envolvem meninas

Rádio BandNews FM

Com subnotificação, Brasil tem 500 mil casos de abuso sexual de menores por ano
Brasil contabilizou 202 mil casos de violência sexual contra menores de idade
Freepik

O Brasil registra cerca de 500 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes por ano, índice que coloca o país na segunda colocação no ranking de nações com maior número de crimes desse tipo, segundo o Instituto Liberta, organização social que atua no combate a esse tipo de violência. No entanto, o número oficial de casos é subdimensionado. De acordo com o Ministério da Saúde, o país contabilizou 202 mil casos de violência sexual contra menores de idade entre 2015 e 2021.

Estimativas de instituições que atuam no combate a esse tipo de crime apontam que quatro crianças são violentadas por hora no Brasil, no entanto apenas 7 em cada 100 casos são denunciados. Do total de casos, 75% envolvem meninas, a maioria negras. A lei brasileira considera crime hediondo e inafiançável o abuso e a exploração sexual de menores de idade.

Este sábado, dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério da Justiça mostra que o País tem 9.745 pontos vulneráveis à exploração sexual em estradas federais. Neste ano, a Operação Caminhos Seguros, voltada ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e realizada em todo o país, resultou na prisão de 314 adultos e no resgate de 163 crianças e adolescentes.

Tópicos relacionados