A ampliação do horário de funcionamento e do limite de ocupação de diversas atividades econômicas de São Paulo foi autorizada nesta quarta-feira (7) pelo governo do Estado, devido a melhora em índices de controle da pandemia.
De acordo com o governo, a partir desta sexta-feira (9), comércios e serviços, como bares, shoppings e padarias, podem ficar abertos até às 23 horas, com até 60% de ocupação.
As medidas anteriores previam funcionamento até às 21 horas, com capacidade de 40% do espaço ocupado.
O toque de recolher continua em vidor entre 23h e 5 horas.
O novo protocolo poderá ser atualizado no dia 31 de julho. Por enquanto, apesar das mudanças, a atual Fase de Transição permanece.
As prefeituras podem aplicar mais restrições, conforme os próprios indicadores.
De acordo com o governo, a vacinação contribuiu para a melhora nos índices de contágio da Covid-19 no Estado e permitiu o avanço na estratégia de combate à doença.
Mesmo com melhoras nos índices e flexibilização de restrições, as autoridades afirmam que continuam em alerta para a variante delta do coronavírus, detectada recentemente no Estado.
Universidades
O governo paulista também anunciou em coletiva de imprensa nesta quarta a volta às aulas para ensino superior para a partir do segundo semestre letivo de 2021.
Faculdades técnicas, públicas e privadas deve seguir as medidas aplicadas ao setor econômico, com ocupação de no máximo 60% do espaço, a partir do dia 2 de agosto.
As aulas práticas já estão liberadas no Estado.