BandNews FM

Comércio varejista registra queda de 1,7% em junho, aponta IBGE

A predominância de taxas negativas, atingem cinco das oito atividades pesquisadas

Por

Tecidos, vestuário e calçados tiveram queda de -3,6%.
Tecidos, vestuário e calçados tiveram queda de -3,6%.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O volume de vendas do comércio varejista registrou queda de 1,7% em junho, na comparação com o mês anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média móvel trimestral encerrada no sexto mês do ano teve acréscimo de 1,2%. Em maio, o índice havia registrado crescimento mensal de 2,7%.

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista aumentou 6,3% em junho de 2021 ante junho de 2020, a quarta taxa positiva consecutiva. O acumulado no ano está em 6,7% e o acumulado em 12 meses foi de 5,9% em junho.

A predominância é de taxas negativas, que atingem cinco das oito atividades pesquisadas: Tecidos, vestuário e calçados (-3,6%); Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,5%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,6%); Combustíveis e lubrificantes (-1,2%); e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,5%).

A atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria subiu 17,1% frente a junho de 2020, terceira alta consecutiva para este indicador. O comportamento desta atividade vem sendo influenciado pela contínua substituição dos produtos impressos pelo meio eletrônico e redução de lojas físicas.

Os segmentos que também cresceram são: Móveis e eletrodomésticos (1,6%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,4%).

Tópicos relacionados