BandNews FM

Comitê alerta para relevante piora na condição hídrica do Brasil; conta de luz pode subir mais

Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico recomenda novas medidas para manter reservatório das hidrelétricas

Rádio BandNews FM

Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico vê “relevante piora nas condições hídricas do país”
Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico vê “relevante piora nas condições hídricas do país”
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico vê uma “relevante piora nas condições hídricas do país” e recomenda novas medidas para manter o reservatório das hidrelétricas. A reunião do grupo de acompanhamento da situação no sistema elétrico se encontrou ocorreu nesta terça-feira (24) e é mais um sinal de alerta sobre a situação brasileira.

Entre as novas medidas recomentadas estão: o uso de estoques armazenados nas usinas e a flexibilização nas regras de operação do Rio São Francisco. O objetivo, segundo o comitê, é tentar evitar um apagão ou um racionamento de energia ainda neste ano.  

O tema será analisado agora pela comissão criada pelo Ministério de Minas e Energia para gerir a crise hídrica.

REDUÇÃO VOLUNTÁRIA

Nesta segunda-feira (23), o Ministério de Minas e Energia lançou um programa de redução voluntária de energia para grandes consumidores.

O chamado RVD prevê que a economia feita por empresas nos horários de pico seja utilizada e redistribuída pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Em troca, haverá redução dos encargos nas contas de luz.

Para começar a valer, no entanto, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica ainda precisa publicar as diretrizes do programa, o que deve ocorrer em até uma semana.

Tópicos relacionados