BandNews FM

Comprova: Médica viralizada no TikTok mente que vacinas contra Covid-19 seriam experimentais

A apuração do projeto Comprova revelou que Maria Emilia Gadelha Serra publicou conteúdos enganosos sobre os imunizantes e a incidência da Covid-19 no Brasil

BandNews FM

Médica engana ao dizer que vacinas contra Covid são experimentais
Médica engana ao dizer que vacinas contra Covid são experimentais
Projeto Comprova/BandNews FM

Em um vídeo originalmente publicado no YouTube que se tornou viral no TikTok, a médica Maria Emilia Gadelha Serra mente ao dizer que as vacinas contra a Covid-19 seriam experimentais.

Na mesma postagem, Maria Serra afirma enganosamente que, no Brasil, na Inglaterra e em Israel, a maior parte dos casos graves da doença ocorreria em pessoas já imunizadas.

O conteúdo foi verificado pela Rádio BandNews FM e investigado por Estadão, Alma Preta e Correio de Carajás -- todos integrantes do projeto Comprova.

Ao contrário do que alega a médica, as vacinas aplicadas no País não são experimentais. Todos os imunizantes foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por sua vez, um estudo de pesquisadores da USP e Unesp revela que também é falsa a afirmação sobre a maior incidência da Covid-19, no Brasil, em pessoas vacinadas. A comparação do país com Israel e Inglaterra ainda seria equivocada.

Procurada pela reportagem, Maria Emilia Gadelha não se manifestou até esta publicação.

Tópicos relacionados