Conheça o abrigo só para mulheres e crianças vítimas de enchentes no RS

Local foi criado por voluntárias depois de denúncias de casos de violência nos abrigos gerais

Da redação

Conheça o abrigo só para mulheres e crianças vítimas de enchentes no RS
Imagens do abrigo para crianças e mulheres de Canoas
Reprodução/Instagram @deisibrocca

Após denúncias de abusos sexuais em abrigos, voluntários abriram nesta sexta-feira (10) um local somente para mulheres e crianças desalojadas em Canoas, um dos 437 municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.  

O novo abrigo não tem ligação com a prefeitura da cidade. O local tem capacidade para 100 pessoas e fica localizado no bairro de Niterói, que foi quase totalmente evacuado pelo risco de novas chuvas (saiba mais no vídeo abaixo).

A iniciativa surgiu de mulheres voluntárias lideradas pela empresária Deisi Brocca, mãe de quatro filhos, com a ajuda de empresas e até ex-participantes do reality show Big Brother Brasil. As ganhadoras Thelma e Amanda e a médica Marcela McGowan apoiaram o abrigo.

Volta pra casa

Com trabalhos de resgate quase finalizados, a Prefeitura de Canoas está na segunda parte do processo de ajuda e recepção aos atingidos pela tragédia, com distribuição de doações. São pouco mais de 23 mil pessoas em 95 abrigos cadastrados pelo órgão e mais 68,2 mil em locais voluntários.

O prefeito do município, Jairo Jorge (PSD), divulgou estimativa de 45 a 60 dias para que moradores da área atingida voltem a suas casas e chequem se é possível voltar a residir no local. No total, dois terços do território da cidade foram atingidos e o processo de reconstrução ainda não começou.

As chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril já deixaram pelo menos 116 pessoas mortas, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil gaúcha às 12h desta sexta-feira (10). Há 143 pessoas desaparecidas e 756 ficaram feridas.

Números da tragédia

  • As chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril já deixaram pelo menos 116 pessoas mortas, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil gaúcha às 12h desta sexta-feira (10).
  • Há 143 pessoas desaparecidas e 756 ficaram feridas.
  • Até o momento, 437 dos 497 municípios gaúchos foram atingidos pelas enchentes, totalizando quase 2 milhões de pessoas afetadas.
  • Conforme o boletim, 70,7 mil pessoas estão em abrigos e mais de 337,3 mil estão desalojadas.

Tópicos relacionados