Conmebol autoriza substituição extra na Copa América em caso de concussão

Protocolo médico já vem sendo adotado no Campeonato Brasileiro

Alinne Fanelli

Conmebol autoriza substituição extra na Copa América em caso de concussão
Detalhe do troféu da Copa América
Copa América/Site oficial

A Conmebol altera o regulamento da Copa América de 2024 e acrescenta a possibilidade da substituição extra em casos de suspeita de concussão. Segundo a entidade, quando houver a necessidade deste tipo de mudança, a comissão técnica deverá informar o árbitro e o quarto árbitro utilizando um cartão de cor rosa.

No Brasil, este protocolo vem sendo adotado no Campeonato Brasileiro.

A substituição por concussão poderá ser realizada independentemente do número de alterações já promovidas até o momento em que ocorreu. Contudo, se uma substituição normal for feita ao mesmo tempo que uma por concussão, uma oportunidade de substituição será deduzida. 

Quando uma equipe tiver usado todas as oportunidades de alterações regulares, ela não poderá usar uma substituição por concussão para fazer uma regular.

Da mesma maneira que no Brasileirão, quando for utilizada uma substituição por concussão, o time adversário terá automaticamente a possibilidade de fazer uma substituição adicional.

A alteração neste caso pode ser realizada simultaneamente ou após a troca que o adversário fez - esta oportunidade adicional só pode ser usada para uma substituição adicional e não para regular.

No prazo máximo de 24 horas depois do término da partida, será obrigatório que o médico da equipe que detectou a suspeita no campo de jogo, e tenha ou não substituído o jogador, envie um formulário padronizado à comissão médica da Conmebol.

A Copa América de 2024 será disputada nos Estados Unidos a partir do dia 20 de junho. A estreia do Brasil será no dia 24 do mês que vem, contra a Costa Rica, em Los Angeles.

Tópicos relacionados