BandNews FM

Conselho aprova Caio Paes de Andrade para presidência da Petrobras

Decisão gerou questionamentos por parte de acionistas minoritários da estatal

Rádio BandNews FM 27/06/2022 • 18:25 - Atualizado em 27/06/2022 • 18:42
 A aprovação ocorreu por 7 votos a 3.
A aprovação ocorreu por 7 votos a 3.
Foto: Agência Brasil

O Conselho de Administração da Petrobras aprova o nome de Caio Paes de Andrade para a presidência da estatal. A aprovação ocorreu por 7 votos a 3 durante reunião nesta segunda-feira (27). Segundo a companhia, o mandato do então secretário especial de Desburocratização do Ministério da Economia é válido até abril de 2023.

Ainda de acordo com a empresa, Caio se torna presidente assim que assinar a posse, medida que ainda não tem data para ocorrer. Além disso, a indicação dele como conselheiro também foi aprovada, por 8 votos a 2, mas ainda precisa passar por análise em uma Assembleia Geral de Acionistas.

Formado em Comunicação Social e com pós-graduação e mestrado em Administração, Caio Paes de Andrade foi indicado para o cargo pelo Governo Federal e assume o posto deixado por José Mauro Coelho, que renunciou ao cargo.

A escolha do nome dele não foi unânime e é questionada por acionistas minoritários. A Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros já entraram com representação na Comissão de Valores Mobiliários contra a nomeação.

As entidades também afirmaram que vão entrar com ações judiciais contra a decisão do Conselho de Administração. Entre os questionamentos está uma não convocação de assembleia geral extraordinária para tratar do assunto e também falta de experiência profissional de Caio para gerir a empresa.

Durante a manhã desta segunda, a FUP e a Anapetro realizaram um ato na porta do Edifício Senado, atual sede da Petrobras no centro do Rio, contra a indicação de Andrade.