Conselho de Ética aprova cassação de Glauber Braga

Deputado ameaçou fazer greve de fome antes da aprovação do processo que agora passa para análise do plenário

Rádio BandNews FM

Conselho de Ética aprova cassação de Glauber Braga
Se aprovado no Plenário da Câmara, Glauber Braga perderá seu mandato
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Comissão de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), o relatório que recomendou a cassação do mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). Foram 13 votos favoráveis e cinco contrários.

O texto foi de autoria do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), que alegou que Braga quebrou o decoro parlamentar ao expulsar da Câmara, com chutes, o militante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro, em abril de 2024. Com a aprovação, a medida passa para análise do plenário da Casa.

A defesa do parlamentar ainda pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que terá o prazo de cinco dias úteis para validar a decisão tomada pelo Conselho de Ética. O deputado afirmou que vai usar a medida e que, se caso ela for negada, ele trabalhará para reverter a decisão no Plenário.

Antes da aprovação do processo, Braga declarou por meio das redes sociais que faria uma greve de fome para protestar contra a cassação. “Eu estou o dia inteiro em jejum. E eu não vou, a partir de agora, até o fechamento deste processo, me alimentar. Eu vou permanecer aqui aguardando com uma decisão irrevogável de que não serei derrotado pelo orçamento secreto”, escreveu.

Tópicos relacionados