Golpistas têm invadido contas no Instagram, se passam por usuários do aplicativo e tentam vender supostos móveis e eletrodomésticos aos seguidores.
O humorista Gustavo Tonini teve a conta na rede social roubada em fevereiro deste ano; os criminosos que invadiram o perfil aplicaram golpes pela ferramenta stories do aplicativo de fotos.
O perfil do humorista no Instagram ficou na mão dos bandidos por nove dias; nesse período, os produtos continuaram sendo oferecidos aos seguidores.
Nove pessoas caíram no golpe e, juntas, tiveram prejuízo de R$ 8 mil, segundo Gustavo.
Ao recuperar a conta, ele viu que as mensagens trocadas entre os golpistas e as vítimas indicavam que todos os pagamentos foram feitos via PIX.
O especialista em tecnologia e colunista da BandNews FM, Wharrysson Lacerda, diz que o clique em links suspeitos costuma ser a principal porta de entrada para invasores.
Além de ter um antivírus instalado, um outro jeito de se proteger é acionar uma camada extra de proteção às senhas dos aplicativos.
Alguns deles têm o serviço chamado de autenticação em duas etapas ou dois fatores; é como se houvesse duas senhas, se a primeira for quebrada, a segunda protege contra a invasão.
Essa autenticação em duas fases não se restringe à vida virtual.
Antes de você transferir um dinheiro para alguém, é preciso se certificar de alguma maneira que aquela pessoa é ela mesma.
Em nota, o Instagram disse que a autenticação de dois fatores e solicitações de login são capazes de barrar essas invasões.
A plataforma diz que a recuperação das contas não é imediata, porque precisa garantir requisitos de segurança do aplicativo.