O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (20), por unanimidade, reduzir a taxa básica de juros em 0,5 ponto. Com isso, a Selic chega a 10,75% ao ano, o menor nível desde março de 2022, quando também estava a 10,75% ao ano.
"O ambiente externo segue volátil, marcado pelos debates sobre o início da flexibilização de política monetária nas principais economias e a velocidade com que se observará a queda da inflação de forma sustentada em diversos países. O Comitê avalia que o cenário segue exigindo cautela por parte de países emergentes", diz o comunicado.
Esse é o terceiro corte seguido da Selic pelo Banco Central. Até agosto de 2023, a taxa vinha sendo mantida a 13,75% ao ano. Desde então, o Copom vem promovendo cortes de 0,5 ponto percentual.
"O comitê entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau maior, o de 2025. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego", afirma a nota.
Os analistas do mercado financeiro projetam que a Selic vá terminar 2024 em 9% ao ano. A próxima reunião do comitê está marcada para os dias 7 e 8 de maio.