BandNews FM

Coreia do Norte testa míssil intercontinental

É o primeiro lançamento desde 2017; disparo eleva preocupação com o país mais fechado do mundo

Rádio BandNews FM

Coreia do Norte testa míssil intercontinental
Coreia do Norte testa míssil intercontinental
Foto: Reuters

A Coreia do Norte disparou um míssel balístico intercontinental em direção ao mar, segundo autoridades da inteligência japonesa e sul-coreana. O teste desta quinta-feira (24) é o primeiro deste tipo desde 2017 e aumenta a preocupação sobre a capacidade militar do país asiático.

O Estado-Maior da Coreia do Sul acredita que o míssil tenha atingido uma altitude de 6.200 km e voou por 1.080 km, ou seja, uma elevada trajetória no espaço.

Os japoneses afirmam que o objeto lançado caiu em uma zona exclusiva do país, a 170 km a oeste da província de Aomori.

Os países da região já estavam em alerta nos últimos dias após alertas dos Estados Unidos sobre uma possível preparação do ditador Kim Jong-un para o lançamento de um míssil balístico intercontinental. Os americanos já vinham monitorado testes realizados no fim de fevereiro e no início de março que poderia indicar a preparação para um teste maior.

Em janeiro de 2017, a Coreia do Norte testou o que seria a sua maior arma militar. O Hwasong-15 teria capacidade de atingir os Estados Unidos e voou por 53 minutos na ocasião.

O projétil foi exibido em desfiles militares e chamou atenção pelo tamanho.

Os norte-coreanos já disseram que reforçariam as defesas do país com a arma intercontinental.

No governo Donald Trump, Pyongyang reduziu a frequência de testes e fez demonstrações ambíguas sobre permitir uma maior vigilância do seu programa militar. Existe também um preocupação de que a Coreia do Norte desenvolva armas nucleares.