BandNews FM

Coreia do Sul e EUA disparam mísseis em resposta à Coreia do Norte

Ação é a segunda feita em conjunto entre Washington e Seul

BandNews FM

Coreia do Sul e EUA disparam mísseis em resposta à Coreia do Norte
Coreia do Sul e EUA disparam mísseis em resposta à Coreia do Norte
Foto: Reuters

A Coreia do Sul e os Estados Unidos dispararam, em conjunto, oito mísseis em resposta ao teste realizado no último domingo (05) pela Coreia do Norte. A ação militar sul-coreana, com o apoio dos americanos, durou cerca de dez minutos e foi iniciado às 04h45 da manhã.

O Comando Indo-Pacifico dos EUA afirmou que os explosivos eram compostos por um míssil americano e sete sul-coreanos e foram lançados no intuito de demostrar a facilidade em “responder rapidamente a momentos de crise".

De acordo com o Estado-Maior Conjunto sul-coreano, os mísseis foram lançados na área do Mar do Leste. "Nosso exército condena veementemente a série de mísseis balísticos provocadores e exige o fim dos atos que aumentam as tensões militares na península", divulgou em nota o Estado-Maior.

O caso aumenta a tensão da península coreana. O presidente americano visitou a região na última semana para reforçar os laços com a Coreia do Sul e a prometeu prometer os aliados de qualquer ameaça externa. A comunidade internacional se preocupa com o regime norte-coreano reative o programa nuclear do país.

A ação é a segunda que os países realizam em conjunto, em maio eles lançaram uma série de projéteis após o governo norte-coreano ter disparado três mísseis balísticos. Mas, essa é a primeira vez que um porta-aviões americano é destinado à operação.

A parceria acontece após o novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, ter tomado posse, já que ele defende uma postura mais dura com as ações de Kim Jong-un.

Tópicos relacionados