BandNews FM

Coreia do Sul oferece ajuda a Pyongyang, mas exige desnuclearização

Promessa de alimentos, energia e um pacote de investimentos estaria atrelado ao fim do programa de armas nucleares

BandNews FM

Coreia do Sul oferece ajuda para Coreia do Norte, mas exige desnuclearização.
Coreia do Sul oferece ajuda para Coreia do Norte, mas exige desnuclearização.
Foto: reprodução

O presidente da Coreia do Sul afirmou nesta segunda-feira (15) ter oferecido um pacote de ajuda econômica ao país vizinho em troca da desnuclearização da península. A Coreia do Norte ainda não respondeu a fala, mas especialistas não acreditam que a ditadura aceite a oferta.

Pyongyang tem um controverso programa de armas nucleares e investe importante fração do Produto Interno Bruto na realização de testes do programa nuclear. Enquanto isso, a população passa fome e enfrenta a escassez de itens básicos.

Autoridades de Seul e dos Estados Unidos têm alertado que a Coreia do Norte parece se preparar para um sétimo teste nuclear. Os países monitoram as atividades da ditadura com o uso de satélites militares e os relatos do programa nuclear são incertos.

Neste ano, testes com armas que suportariam ogivas nucleares já foram realizados e um míssil balístico intercontinental foi disparado.

O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, garantiu a entrega de alimentos e o abastecimento de energia elétrica caso a ditadura de Kim Jong-un aceite descontinuar o programa nuclear. Existe também a oferta de modernização da infraestrutura do país, como a construção e reforma de portos e aeroportos.

Pyongyang tem aumentado a retórica contra a Coreia do Sul e potências do Ocidente após um surto Covid-19 ter atingido o país. A recusa de ajuda internacional, até mesmo de aliados como China e Rússia, isolou ainda mais a ditadura norte-coreana.

Tópicos relacionados