BandNews FM

Coronavírus: vacina da UFRJ pode ser testada em humanos ainda em 2021

Imunizante tem a mesma tecnologia das vacinas contra a hepatite B e o HPV

BandNews FM

Universidade pode testar vacina contra a Covid-19 em humanos, ainda em 2021
Universidade pode testar vacina contra a Covid-19 em humanos, ainda em 2021
Divulgação/UFRJ

A vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro pode começar a ser testada em humanos ainda neste ano. Batizado provisoriamente como UFRJ-Vac, o imunizante está nos últimos estágios da fase pré-clínica, com testes sendo realizados em animais.

A expectativa dos pesquisadores é terminar essa etapa até o mês de outubro, para que possam solicitar à Anvisa a autorização de testes em voluntários até o fim do ano. Os estudos são conduzidos pelo Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares da Coppe/UFRJ, com o apoio do Inca, da USP e do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino.

Dessa vez, a tecnologia adotada é a da proteína recombinante, já utilizada em vacinas contra a hepatite B e o HPV. Nesse modelo, o ingrediente ativo da vacina é composto por uma cópia da proteína S, presente na superfície do vírus, estimulando a produção de anticorpos ao entrar em contato com o organismo.

Para a fabricação do imunizante, a universidade ainda deve firmar um contrato com uma empresa que também vai ser responsável pelos testes clínicos e pela comercialização em larga escala.

Os estudos com a proteína S começaram ainda em fevereiro de 2020 e permitiram o desenvolvimento de um soro anti-Covid-19 e de um teste sorológico mais barato e preciso.

Tópicos relacionados