A trajetória de Isabel Salgado, pioneira do vôlei no Brasil, foi lembrada nesta quarta-feira (16) por amigos, fãs e autoridades. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, prestou homenagem à ex-jogadora, que faleceu nesta quarta aos 62 anos. Castro afirmou que ela deixa um legado de conquistas e belos exemplos.
O Flamengo também exaltou as conquistas da atleta que começou a carreira como atacante no clube rubro-negro aos 12 anos. Em nota, o time mencionou as conquistas bicampeonato brasileiro, em 1978 e 1980, e ainda ressaltou que ela era um ícone do esporte nacional e que será lembrada para sempre.
Isabel Salgado foi convidada a integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição do presidente eleito, Luíz Inácio Lula da Silva. Lula afirmou pelas redes sociais que a atleta não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta e defesa de seus ideais.
Já o Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley, ressaltou em contato com a reportagem da BandNews FM a liderança de Isabel Salgado nas quadras. "Isabel foi uma precursora e pioneira no esporte e na sociedade, abriu portas", disse Paulo Wanderley.
O vice-presidente da CBV, Radamés Lattari, afirma que a entidade vai prestar homenagens nos jogos da Superliga e do Circuito Brasileiro de vôlei de praia.
Isabel Salgado foi uma das mais importantes e talentosas jogadoras do país e participou de duas edições dos Jogos Olímpicos: Moscou, em 1980, e Los Angeles, em 1984. Após se aposentar do vôlei, Isabel tornou-se uma das pioneiras no vôlei de praia. Além disso, atuou como técnica, inclusive das filhas Maria Clara e Carol Solberg.
O apresentador e narrador do BandSports Álvaro José ressaltou a importância de Isabel para a modalidade e também o poder de comunicação da ex-atleta. "O desenvolvimento do vôlei de praia passou no Brasil pelo carisma da Isabel, ela era a personagem favorita", afirmou o narrador.
A suspeita é de que Isabel foi acometida pela síndrome aguda respiratória do adulto, conhecida como SARA, uma condição clínica rara. Ela será velada e cremada nesta quinta-feira (17), no Rio de Janeiro, onde morava.