Cidades brasileiras festejam nesta quinta-feira (16) a volta dos tapetes coloridos e das cerimonias religiosas de Corpus Christi. A data católica faz referência ao corpo e ao sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia.
Além dos tradicionais desenhos sacros feitos nas ruas, o dia é marcado por procissões e arrecadação de alimentos para doação. Confira como cidades estão celebrando o feriado:
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, na Catedral Cristo Rei, uma missa foi celebrada pelo arcebispo metropolitano e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo. O rito será seguido de procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento.
O tradicional tapete que marca o trajeto da procissão foi confeccionado nesta quarta (15), contendo alimentos que foram doados e que depois serão partilhados com famílias que sofrem com a fome.
Em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, tapetes religiosos feitos com serragem, sal, pó de café, pedrarias e corantes, com imagens de Jesus, do cálice de vinho e outras inspirações temáticas, foram confeccionados pela população. Os tapetes ficarão expostos pelas ruas da cidade até às 5 horas da tarde.
São Paulo
Apesar do feriado religioso ter sido antecipado para 2021 na capital paulista para conter o avanço da pandemia no ano passado, na manhã desta quinta-feira (16) aconteceu a celebração da Solenidade de Corpus Christi da Arquidiocese de São Paulo, na Catedral da Sé.
Em seguida, haverá a procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento nas paradas Praça da Sé, em intenção às pessoas em situação de rua e aos doentes, no Mosteiro de São Bento; e, por fim, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Em Matão, interior do estado, a tradicional festa retoma na expectativa de receber cerca de 40 mil pessoas. A 74ª edição do evento começou na quarta-feira (15) e durante esta quinta-feira serão realizadas missas e procissões até as 16h. Além disso, a Praça do Centro recebe uma feira de artesanato com exposições de produtos.
Manaus
Em Manaus, cerca de 60 mil são esperadas na procissão de Corpus Christi prevista para ocorrer na tarde desta quinta-feira (16) com saída do centro. A missa deve iniciar na Catedral Nossa Senhora da Conceição e percorrer as principais vias da região central da capital.
Porto Alegre
Diversas cidades gaúchas também estão celebrando o feriado com a confecção dos tradicionais tapetes de serragem nas ruas. Em Porto Alegre, a procissão volta a percorrer o Centro-Histórico após dois anos de interrupção das atividades. Paróquias de municípios do interior do Rio Grande do Sul também organizaram doação de roupas e alimentos para os mais necessitados.
Curitiba
Em 2020 e 2021, as restrições devido à pandemia impossibilitaram que a celebração acontecesse na capital paranaense como de costume. Agora, as comemorações em Curitiba devem reunir cerca de 90 mil pessoas. A missa na Praça Tiradentes está programada para as 15h e, em seguida, haverá uma procissão.
Brasília
O clima é de festa também em Brasília. Os fiéis do Distrito Federal voltaram a se reunir na Esplanada dos Ministérios para a confecção de um grande tapete, seguido da missa e de uma procissão.
Aqueles que não puderem ir à Esplanada, as paróquias do DF também celebrarão missas em memória da festa.
Salvador
A tradição de confecção dos tapetes nas ruas no feriado de Corpus Christi é mantida por igrejas e paróquias em Salvador e em outras cidades da Bahia.
Na capital, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, celebrou uma missa solene às 9h, na Catedral Basílica de Salvador, localizada no Centro Histórico.
Após a celebração, os fiéis saíram em procissão, percorrendo a Praça da Sé, Rua da Ajuda, Rua Chile, Praça Thomé de Souza e Rua da Misericórdia.
Rio de Janeiro
As celebrações do feriado de Corpus Christi deste ano no Rio de Janeiro devem reunir ao longo desta quinta-feira (16) até 20 mil pessoas no Centro do Rio. Nesta edição, a Catedral Metropolitana convidou integrantes de outras religiões para participar da confecção dos tradicionais tapetes. Os trabalhos começaram às 5h da manhã.
Durante a tarde, as ruas do centro do Rio são tomadas pela procissão que sai da Igreja da Candelária, em direção à Catedral Metropolitana. A Igreja também receberá missa celebrada pelo Cardeal Dom Orani Tempesta, às 17h.
Em São Gonçalo, cidade conhecida por preparar o maior tapete de sal da América Latina, a concentração foi em frente à Matriz São Gonçalo de Amarante, na Alameda Pio XII, número 86, no Centro. Em Niterói, a montagem ocorreu na Avenida Amaral Peixoto, no Centro.
Os tapetes poderão ser visitados a partir das 13h e os fiéis terão até as 15h, para tirar fotos e conhecer a criatividade das equipes envolvidas no evento. Nas duas cidades, haverá missa às 16h e, em seguida, procissão.
Goiás
No estado de Goiás, muitas igrejas tem uma programação especial para a data, incluindo a montagem de tapetes decorativos com vários materiais.
Na Catedral Metropolitana de Goiânia a programação inclui missas em horários especiais e a montagem dos tapetes para a procissão do Santíssimo que acontece às 17h30.
Fortaleza
Em Fortaleza, a procissão de Corpus Christi volta a ser presencial, saindo da Igreja de São Benedito, às 16h, em direção à Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde será celebrada a Santa Missa.
João Pessoa
Na capital paraibana, será realizada uma procissão a partir de 16h, com saída da Igreja de Lourdes com chegada na Catedral de Nossa Senhora das Neves. Ao longo do dia, tapetes artesanais com temas sacros serão produzidos e colocados ao longo do percurso, justamente por onde passarão as imagens e os fiéis.
Vitória
A tradicional festa dos tapetes de Corpus Christi já toma as ruas de Castelo, cidade do sul do Espírito Santo. É a maior festa de Corpus Christi do estado, considerada Patrimônio cultural imaterial.
Esse ano foram produzidos 17 quadros e 17 passadeiras, espalhadas em 1,5 km no Centro. Três mil voluntários da sede e do interior do município de Castelo trabalham para a realização da festa. A celebração principal acontece às 16h deste sábado, na igreja Matriz Nossa Senhora da Penha.