O Hospital das Clínicas de São Paulo, na capital paulista, está com 56 funcionários afastados por conta da Covid-19. Outros 15 trabalhadores estão com suspeita da doença e aguardam o resultado de exames, segundo a colunista da Rádio BandNews FM Mônica Bergamo.
Apesar das ausências, o HC diz que todos os serviços continuam sendo realizados normalmente e que o atendimento à população não é prejudicado.
O complexo hospitalar tem cerca de 20 mil pessoas empregadas e é um dos mais importantes do país.
CASOS LEVES DE COVID-19
A Prefeitura de São Paulo estima que a cidade tenha um recorde de casos de Covid-19 com sintomas leves. A estimativa é que o número seja atualmente o dobro do registrado no pico da pandemia, em abril do ano passado.
Ele não corresponde a todos os casos confirmados da doença porque leva em consideração apenas os pacientes com sintomas gripais e exclue as pessoas que estão internadas.
Existe o fato de que as informações sobre o vírus estão prejudicadas pelo apagão de dados do sistema do Ministério da Saúde, então, a administração municipal não divulgou os dados completos dos estudos, apenas uma apresentação dos gráficos.
A Covid leve é caracterizada pela pessoa com um quadro respiratório agudo, com sintomas de febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou degustativos e não precisa de internação. Agora, a síndrome respiratória aguda é quando o paciente apresenta todos esses sintomas ou mais e é internado.
A administração municipal também decidiu ampliar para todos os eventos a exigência da comprovação da vacinação contra o coronavírus a partir de segunda-feira (10).
Até lá, somente atividades que reúnam mais de quinhentas pessoas cobram a imunização.