O depoimento do presidente da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, a CPI da Covid foi adiado para a próxima terça-feira(11).
Com as mudanças no calendário, o depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten foi transferido para a próxima quarta-feira(12). Na quinta(13), a comissão vai ouvir a presidente da Pfizer Brasil, Martha Dias, e o ex-presidente da farmacêutica no País, Carlos Murillo. No mesmo dia, o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araujo, será ouvido pela CPI.
Devido às alterações, representantes da FioCruz e do Instituto Butantan estão sem data para serem ouvidos.
O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello teve o seu depoimento remarcado para o dia 19, após alegar que tinha entrado em contato com duas pessoas que testaram positivo para Covid-19. Contudo, ele recebeu uma visita na última quinta-feira(6), do ministro da Secretária-Geral da presidência, Onix Lorenzoni(DEM), em Brasília.
Queiroga, Mandetta e Teich foram ouvidos essa semana
A comissão ouviu os ex-ministros da pasta Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta. Além disso, a CPI colheu depoimento do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Mandetta afirmou que sempre defendeu a ciência e o fortalecimento do SUS. O ex-ministro também declarou que tentava dar orientações corretas na pasta para o enfrentamento da pandemia, mas que o presidente Jair Bolsonaro preferiu seguir outro caminho.
Teich disse que sempre foi contra o uso de cloroquina e que renunciou porque o governo Bolsonaro queria expandir o uso do medicamento que não é comprovado cientificamente para o tratamento de Covid-19. Segundo ele, a distribuição de cloroquina para indígenas foi uma decisão que não passou pela sua chancela.
Atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a sua gestão foca na obtenção de mais vacinas para a população e pediu um voto de confiança em seu trabalho, que começou no dia 15 de março. Questionado sobre a cloroquina, Queiroga desconversou e declarou que o importante é o avanço da imunização.