BandNews FM

CPI da Pandemia desiste de ouvir Queiroga, mas convocará membro da CONITEC

Senadores entendem que o ministro da Saúde já respondeu algumas perguntas por escrito e que o pneumologista Carlos Carvalho precisa explicar retirada do parecer sobre o “kit Covid”

BandNews FM

CPI da Pandemia desisti de ouvir Queiroga, mas convocará membro da CONITEC
CPI da Pandemia desisti de ouvir Queiroga, mas convocará membro da CONITEC
Foto 1: Governo de SP/ Foto 2: Agência Senado

A CPI da Pandemia desistiu de ouvir novamente o ministro da Saúde Marcelo Queiroga. Parte dos integrantes da comissão se reuniu virtualmente nesta terça-feira (12) para discutir o encerramento dos trabalhos. Os senadores entenderam que o ministro respondeu por escrito as questões solicitadas e que a presença pessoal dele no Senado não agregará nos trabalhos finais.

Os integrantes do G7, grupo que reúne os parlamentares de oposição e independentes, decidiram, no entanto, que vão convocar o pneumologista Carlos Carvalho, coordenador da CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS). O médico deve ser ouvido no dia 18 de setembro para falar sobre a retirada de pauta de um parecer que analisaria o uso de medicamentos do chamado “kit Covid”.

Os parlamentares não vão mudar o calendário previsto para o fim dos trabalhos. A leitura do relatório das investigações continua previsto para o dia 19 de setembro. O parecer deve ser votado na comissão no dia seguinte.

Caso seja aprovado, o resultado dos trabalhos será encaminhado para a Procuradoria-Geral da União, já que o presidente Jair Bolsonaro e outras pessoas com foro privilegiado devem constar entre os indiciados pela CPI.

O relatório também deve ser encaminhado para o Ministério Público processar aqueles que não tem foro privilegiado.

O relator da CPI, o senador Renan Calheiros, já adiantou que mais de 30 pessoas devem estar na lista de indiciados.

Tópicos relacionados