BandNews FM

CPI da Pandemia deve ouvir diretor da Prevent Senior na próxima quarta-feira (22)

Senadores querem mais informações sobre estudo para testar a eficácia do “kit covid”

Rádio BandNews FM

Pedro Benedito Batista Júnior, diretor da Prevent Senior
Pedro Benedito Batista Júnior, diretor da Prevent Senior
Foto: Reprodução

A CPI da Pandemia deve ouvir o depoimento do diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Júnior, na próxima quarta-feira (22).

Os senadores querem mais informações sobre um estudo – realizado pela empresa entre os beneficiários do plano de saúde – para testar a eficácia da hidroxicloroquina e da azitromicina no tratamento da Covid-19.

O depoimento deveria ter sido realizado na última quinta-feira (16), mas Pedro Batista Júnior não compareceu, citando um artigo do Código de Processo Civil que determina um prazo mínimo de 48 horas para atender a uma convocação.

Ocultação de mortes e pesquisa ‘secreta’

De acordo com um dossiê elaborado por médicos e ex-médicos da empresa, o plano de saúde teria ocultado o número real de mortes de pacientes que participaram da pesquisa.

Ao todo, nove óbitos foram confirmados após o estudo, mas os representantes da empresa informaram apenas duas, sendo que seis estavam entre os que tomaram as medicações do chamado “kit covid”.

Além disso, uma mensagem que teria sido enviada aos médicos pela direção do plano de saúde solicitava que os profissionais não informassem que os pacientes estavam participando da pesquisa: “Por favor, não informar o paciente ou familiar sobre a medicação e nem sobre o programa”.

O documento informa ainda que a disseminação da cloroquina e outras medicações foi resultado de um acordo entre o governo do presidente Jair Bolsonaro e a Prevent, sendo que o estudo teria sido um desdobramento deste trato.

Tópicos relacionados