CPI da Pandemia solicita procurador "com urgência" para ajudar em investigações

Pedido foi enviado à Procuradoria-Geral da República

Randolfe Rodrigues, Omar Aziz e Renan Calheiros na CPI da Pandemia Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Randolfe Rodrigues, Omar Aziz e Renan Calheiros na CPI da Pandemia
Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

Os senadores que integram a CPI da Pandemia solicitaram que o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, destaque “com urgência” um procurador para auxiliar as investigações feitas pela comissão. Segundo o ofício enviado para a PGR, esse profissional ajudaria na análise de documentos e quebras de sigilo.

O pedido enviado à Procuradoria Geral da República é datado de 30 de junho.

A Polícia Federal, a Receita Federal e o Tribunal de Contas da União auxiliam os parlamentares, mas até o momento, segundo a comissão, nenhum membro do Ministério Público Federal participa das apurações.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), pede que o procurador Aldo de Campos Costa auxilie a comissão. A escolha desse procurador foi decisão do relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL) e a equipe dele.

Aldo de Campos Costa é um dos integrantes da assessoria técnica da área criminal e trabalhou na investigação dos ataques do deputado Daniel Silveira ao Supremo Tribunal Federal, por exemplo.

Antes de ser procurador, Costa trabalhou na CPI dos Correios, que investigou o escândalo do Mensalão.

A CPI da Pandemia também deve ser reforçada por um novo integrante da Polícia Federal para investigar a divulgação de notícias falsas sobre a pandemia.

Nos últimos dois meses a CPI registrou denúncias sobre irregularidades nas compras de vacinas contra a Covid-19 e esquemas de superfaturamento, favorecimento de empresas e desvio de recursos públicos.