BandNews FM

CPI deve notificar CBF após argentinos descumprirem regras sanitárias

Quatro jogadores argentinos falsificaram atestado para entrarem em campo no Brasil e não cumpriram a quarentena obrigatória

Por

CPI da Pandemia deve notificar CBF após entrarem no Brasil para as eliminatórias da Copa do Mundo com atestado falsificado
CPI da Pandemia deve notificar CBF após entrarem no Brasil para as eliminatórias da Copa do Mundo com atestado falsificado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado; Reprodução/ Internet

A CPI da Pandemia deve pedir esclarecimento à Confederação Brasileira de Futebol sobre quem foi o responsável por liberar quatro jogadores argentinos a entrarem no Brasil para as eliminatórias da Copa do Mundo contra a seleção brasileira com atestado falsificado, infringindo as regras sanitárias brasileiras para prevenir a disseminação contra o Coronavírus.

A entidade deve prestar esclarecimentos ao colegiado sobre um acordo feito com autoridades do governo federal para que partida acontecesse.

Há também a possibilidade de convocação dos representantes CBF e da Anvisa caso essas explicações não sejam enviadas.

A ideia é que eles detalhem o que de fato ocorreu, já que o goleiro Emiliano Martinez, os meias Emiliano Buendia e Giovani Lo Celso e o zagueiro Cristian Romero, jogadores da seleção argentina, entraram no Brasil sem comunicar a Anvisa que passaram pela Inglaterra, onde jogam, o que obrigava uma quarentena automática.

A partida entre Argentina e Brasil foi interrompida pela polícia neste domingo (05) na NEO Química Arena, após duas tentativas da Anvisa de manter os jogadores em quarentena obrigatória para aguardar a deportação, após ter sido descoberta a fraude no documento. A Agência tentou contato com os jogadores nos dormitórios e mais tarde dos vestiários, mas foram barrados. Restou como opção interromper o jogo.

Por conta da situação, a partida acabou suspensa. A Fifa ainda vai determinar se o Brasil vai ganhar os três pontos ou a partida contra a Argentina vai ser remarcada.

Pela internet, a entidade máxima do futebol disse que lamenta as cenas anteriores à suspensão do clássico que impediram milhões de torcedores de desfrutar de uma partida entre as duas das mais importantes nações do futebol no mundo

O jogo chegou a ser iniciado, mas agentes da Agência Nacional da Vigilância Sanitária, interromperam a partida, com cinco minutos de jogo, sob alegação de que quatro jogadores da Argentina estariam descumprindo regras sanitárias.

Segundo a Anvisa, os atletas mentiram em um documento oficial que deve ser preenchido por qualquer estrangeiro que chega ao país e deveriam informar ter estado na Inglaterra há menos de 14 dias. A quarentena obrigatória não foi cumprida.

Ainda de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os quatro jogadores que atuam no futebol inglês, viajaram direto para a Venezuela, na partida em que a Argentina venceu por 3 a 1.

Tópicos relacionados