Criminosos atacam bancos em cidade baiana e fogem com o dinheiro

Três agências de Irará, no nordeste da Bahia, foram alvo da ação conhecida como “novo cangaço”; valor levado ainda é desconhecido

BandNews FM

Criminosos atacam bancos em cidade baiana e fogem com o dinheiro Foto: Reprodução
Criminosos atacam bancos em cidade baiana e fogem com o dinheiro
Foto: Reprodução

A polícia da Bahia procura pelo grupo criminoso que assaltou três agências bancárias no interior do estado na madrugada desta sexta-feira (7). A ação conhecida como “novo cangaço” assustou moradores de Irará, no nordeste baiano. Policiais militares e civis procuram pelos bandidos no município e nas cidades vizinhas. Os carros utilizados na fuga foram localizados carbonizados em uma área rural da região.

Agências da Caixa, do Banco do Brasil e do Bradesco foram atacadas. O cofre de um dos bancos chegou a ser aberto e outro foi violado. Ainda não há detalhes do valor que foi furtado.

Na fuga, o grupo colocou fogo em três veículos na saída da cidade, espalharam pregos na pista para impedir a chegada dos policiais ao local, dificultando a ação dos militares.

Em imagens gravadas por moradores, é possível ver a fachada, a estrutura interna e paredes de um dos bancos completamente destruídas. Estilhaços de munições, pedaços de câmeras de segurança e cédulas foram encontradas no meio da rua após a ação.

Em vídeos compartilhados na internet, uma moradora lamenta a situação e demonstra preocupação com o tempo que vai levar para reabrir as agências.

Esta não é a primeira vez que o município é alvo de ataques à bancos. Outras ações foram registradas em 2015, 2016 e 2021.

Ainda não há detalhes sobre a identidade dos suspeitos envolvidos no mais recente roubo. Também não foi divulgado o valor levado pelos bandidos.

Ações do “novo cangaço” têm se espalhado pelas cidades do interior, que contam com menor efetivo policial para conter grupos fortemente armados e que atacam as estruturas de segurança para acuar os militares antes de concretizar as ações em bancos.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, de janeiro a setembro de 2022, foram registradas 11 ocorrências de ataques em bancos. Já em 2021, foram 39