BandNews FM

Crise hídrica faz municípios paranaenses racionarem água por 36 horas

O Paraná tem 19 cidades em situação de alerta por conta do baixo volume de água nos reservatórios

Rádio BandNews FM

Dezenove cidades no interior do Paraná estão em situação de alerta.
Dezenove cidades no interior do Paraná estão em situação de alerta.
Foto: EBC

Um rodízio no fornecimento de água, que reveza 36 horas de abastecimento, com 36 horas de interrupção, está em vigor nos municípios da Grande Curitiba. O revezamento é realizado desde maio do ano passado, quando a região entrou em situação de emergência hídrica. Em agosto deste ano, o decreto emergencial passou a valer para todo o estado. Com isso, seis cidades no interior do Paraná passaram a adotar o rodízio no abastecimento: Santo Antônio do Sudoeste, Jardim Alegre, Ibaiti, Quatiguá, Pranchita e Jandaia do Sul.

Dezenove cidades no interior estão em situação de alerta. Apesar do baixo volume de água nos reservatórios, nessas regiões, o Governo do Paraná reafirmou, na última quarta-feira (29), que não houve falta de água nos 399 municípios do estado, para além das consequências dos racionamentos em vigor.

A posição é a mesma em relação ao fornecimento de energia elétrica. O Executivo paranaense diz que não registrou episódios de desabastecimento energético no Paraná, resultante de problema sistêmico relacionado à crise hídrica e energética.

A nota ressalta, nessa questão, que a gestão do Sistema Interligado Nacional de geração e transmissão de energia é de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão federal. E que a ONS não emitiu até o momento nenhum comunicado sobre desabastecimento de energia no Paraná.

Em Santa Catarina, o governo estadual também reafirmou na quarta-feira (29), por meio de nota, que não foram identificadas falhas no abastecimento de água e de energia elétrica até o momento, decorrentes da crise hídrica. O Executivo catarinense reafirmou, ainda, a posição da semana passada, de que não há racionamento periódico em vigor no estado; e nem mesmo o interesse em adotá-lo num período futuro próximo.

Tópicos relacionados