Cuba está na miséria total, segundo ativista Eliexer Márquez

Eliexer Márquez foi entrevistado pela Rádio BandNews FM e contou como está a vida na ilha

Cuba está na miséria total, diz rapper cubano Eliexer Márquez Yoani Sánchez
Cuba está na miséria total, diz rapper cubano Eliexer Márquez
Yoani Sánchez

O rapper Eliexer Márquez, conhecido como “DJ El Funky”, disse que Cuba está na miséria total: além da grave crise econômica e de abastecimento, a pandemia do coronavírus piora o cenário.

O ativista de direitos humanos faz parte de um grupo de artistas de San Isidro responsável pela música "Pátria e Vida", hino dos protestos antigoverno em Cuba e que inverte a frase "Pátria ou morte", repetida muitas vezes por Fidel Castro e inserida na cultura cubana há décadas. A ideia passada pela ditadura é que as pessoas precisam sacrificar tudo pelo seu país.

O artista conversou com a BandNews FM e desabafou sobre as dificuldades enfrentadas pelo povo na ilha caribenha: "A situação atual em Cuba é muito crítica. Falta tudo, tudo literalmente. Não temos alimento, falta água, tem apagão".

Milhares de pessoas foram às ruas em Cuba impulsionadas pelas crises que assolam o país. Elas sofrem repressões, assim como os artistas, que são a linha de frente da luta pela democracia: "Em Cuba há uma grande repressão policial, principalmente aos artistas independentes que pensam diferente. Somos maltratados, somos reprimidos, cancelados, tudo para desaparecermos e não falarmos a favor de um povo que pensa contra o governo", disse o artista.

Mais de cem pessoas continuam presas após os protestos realizados no domingo contra o governo, na maior manifestação desde os anos 90.

Confira um trecho da música de Eliexer Márquez: